Geral Geral
Polícia Federal investiga fraudes no auxílio emergencial
Operação Decipit cumpre mandados em municípios do RJ e de SP
21/03/2022 08h10
Por: Correio Fonte: Agência Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) cumpre hoje (21) oito mandados de busca e apreensão contra suspeitos de fraudarem o auxílio emergencial. Segundo a PF, o prejuízo causado pela organização criminosa pode chegar a R$ 1 milhão.

Os mandados da operação Decipit estão sendo cumpridos nas cidades do Rio de Janeiro, Angra dos Reis (RJ), Barueri e Carapicuíba (ambas em SP).

De acordo com as investigações, o grupo usava listas de pessoas publicadas nossitesdos tribunais regionais eleitorais (TREs) que não votaram nas últimas três eleições.

Continua após a publicidade

Com essas informações, os suspeitos de fraude captavam dados emsitesprivados e faziam o cadastro no portal do governo federal.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

A organização criminosa fazia, então, o requerimento indevido do benefício pelo aplicativo Caixa Tem.

As investigações também constataram que os suspeitos recorriam a outras fraudes como o cadastramento dechipsde celular em nome dos beneficiários e documentos falsos. Isso servia para dar aparência de que o cadastro para o auxílio emergencial era verdadeiro.

O suspeito de liderar o grupo já tinha sido preso em 2016 pela Polícia Civil do Paraná por estelionato e falsificação de documentos. Além dele, outras cinco pessoas são investigadas pela operação Decipit.