s comemorações pelos 18 anos de implantação do Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC) teve bolo e música ao vivo. Uma justa homenagem ao equipamento municipal que atinge a marca de quase 300 mil exames realizados no período e que vem ampliando a assistência especializada à saúde da população.
Dona Avaiza Souza, 58 anos, moradora do bairro Lagoa Grande, esteve no CMPC na manhã desta quinta-feira, 7, onde também participou das homenagens. Ela conta que é nesta unidade de saúde que realiza todos os seus exames.“Confio no atendimento e no resultado dos meus exames”.
Moradora da Fazenda Bom Viver, distrito de Humildes, Eliete dos Santos disse que buscou o CMPC pela primeira vez por indicação de amigas.“Estou feliz com o atendimento que recebi”.
É no Centro Municipal que dona Noêmia Oliveira, 66 anos, também encontra amparo para realização de exames. Ela conta que suas idas e vindas à unidade se tornaram uma obrigação.“Todo ano faço os meus exames e consultas aqui, e não encontro dificuldades. Somente em 2022 já fui submetida a exames de abdômen total, ultrassom mamária e preventivo”, destacou.
A diretora-presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas, enfatizou que o CMPCé um importante equipamento público municipal para o diagnóstico e prevenção ao câncer, bem como se destaca no atendimento a diversas especialidades à saúde da mulher e do homem.
“A unidade é referência na realização de exames de média complexidade. Recentemente passou por melhorias e está preparada para cada vez mais ampliar os serviços de saúde à população”, salientou a gestora.
O secretário Municipal de Saúde, Marcelo Britto, afirmou que a maior função de uma boa gestão é se preocupar com a prevenção.“Uma vez instalada a doença é muito mais difícil de ser tratada. Por isso que o CMPC é tão importante para identificar a doença como preveni-la. Isso é ótimo para o paciente, para o município e para os profissionais de saúde”.