As tradicionais cantigas de roda embalaram a aula desta sexta-feira, 22, dos estudantes do Grupo 4 da Escola Municipal Doutor Antônio de Freitas Borja, no distrito de São José (Maria Quitéria). A atividade faz parte de um projeto implementado pela escola para estimular o prazer pela leitura e escrita através de atividades lúdicas e significativas.
A aula é dividida em duas partes: primeiro, os estudantes vão para a sala multimídia, ver e ouvir vídeos das cantigas. Logo depois, voltam para a sala de aula para cantar, brincar de roda e desenvolver tarefas relacionadas à temática trabalhada.
Segundo a professora da turma, Dariane Lasaro, a escolha das cantigas de roda é estratégica, pois são de fácil memorização, possuem rima e trabalham a sonoridade das palavras.
“Com todos esses elementos conseguimos agradar e envolver as crianças na atividade. Também são desenvolvidas a oralidade, a leitura, a escrita e a reflexão sobre o alfabeto nesta fase inicial da alfabetização. Além de resgatar e valorizar a cultura popular”, explica a docente.
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a música é compreendida como uma linguagem e área de conhecimento, possuindo conteúdos e metodologias próprias. A musicalidade também permite a melhora da coordenação motora, raciocínio, desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da autoestima e autoconhecimento, além de um meio de integração social.
Mín. 21° Máx. 29°