A brincadeira tomou conta do Teatro do Sesc na manhã desta terça-feira, 10, durante o lançamento do Dia do Brincar que este ano será celebrado no dia 27 de maio. Gestores das escolas municipais e convidados participaram da atividade.
Música, brincadeiras e ludicidade movimentaram o teatro, lembrando a importância das atividades brincantes para a infância e também para os adultos. A secretária de Educação, professora Anaci Paim, lembrou que é saudável um ambiente brincante.
“Brincar também é aprender e, por isso mesmo, a brincadeira não deveria terminar na educação infantil”, argumenta.
Beta Ribeiro, criadora do projeto Brincando sem Fronteiras, destacou a abordagem feita pela secretária Anaci Paim em torno do tema. “Com sensibilidade, destacando a brincadeira como uma potência. O olhar sensível sobre esta etapa tão importante da vida”, declarou.
A criadora do projeto destacou a força do movimento promovido pelo Dia B. “Em dez anos, estou participando pela primeira vez de um evento em que todos estão disponíveis para escutar sobre o ato de brincar. Este dia é muito potente”, ressalta.
Segundo a palestrante, a sociedade tem uma tendência a colocar a brincadeira apenas como entretenimento, como se isto não fosse importante.
“É muito mais. Influencia inclusive no desenvolvimento humano”, argumenta Beta. Ainda de acordo com ela, é brincando que a criança explora e conhece o mundo.
RODA DE CONVERSA
Durante sua fala sobre a experiência com a ludicidade, o professor Marcos Machado conduziu uma Roda de Conversa sobre "Confiar na Força do Brincar", tema do Dia B para o ano de 2022.
Ator e também brincante, Marcos lembrou que nunca é tarde para brincar. “Brincar é praticamente uma dimensão humana, todos devem desejar brincar”.Já no contexto da escola, associar o ato de aprender com a ludicidade torna o ambiente escolar mais prazeroso. “O melhor mesmo é aprender brincando”, aposta.
SÉTIMA EDIÇÃO
O Dia Internacional do Brincar é um movimento celebrado no Brasil e em mais 40 países. Em Feira de Santana, as atividades contarão com a participação de crianças e adultos pela sétima vez consecutiva.
A cada ano, no dia 28 de maio, as instituições participantes reforçam o brincar como um direito da criança, conforme regulamenta o Estatuto da Criança e o artigo 31º da Convenção dos Direitos da Criança, das Nações Unidas. Por acontecer num sábado, este ano a data será celebrada no dia 27.
Mín. 21° Máx. 29°