A Prefeitura de Feira de Santana designou unidades de referência para o atendimento de casos suspeitos da varíola dos macacos. São as sete policlínicas municipais, as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e mais seis Unidades de Saúde da Família (USF) vinculadas ao programa Saúde na Hora – esta última funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h.
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carlita Correia, os profissionais estão preparados para oferecer o atendimento adequado e todo processo de triagem e investigação.
“Todas as pessoas com sintomas característico da doença que procurarem estas unidades vão realizar o exame, que é rápido e indolor. Com um swab, espécie de cotonete, são colhidas as amostras nas erupções que surgem na pele do paciente”, explica.
No município, o primeiro caso foi registrado em um jovem de 29 anos. O paciente com suspeita procurou a unidade de saúde para fazer exames, sendo confirmada a doença - o exame da varíola é feito na FioCruz, Rio de Janeiro.
Erupções na pele (que também podem aparecer na região genital e anal), inchaço nos gânglios, dor de cabeça, febre intensa e dores no corpo são alguns dos sintomas. A Vigilância Epidemiológica recomenda o isolamento social para os casos suspeitos da doença.O período de recuperação é de duas a quatro semanas. Já o isolamento preconizado pelo Ministério da Saúde é de 21 dias, a contar do primeiro dia de sintomas.
A transmissão ocorre por meio de contato direto com a pessoa contaminada –espirros, tosse, fluídos durante o ato sexual e suor. A contaminação também ocorrer através das fezes, além de talheres e pratos compartilhados.
Confira o endereço das Unidades de Saúde da Família Saúde na Hora:
USF Campo Limpo I, V e VI: Rua Hosita Serafim, S/N, bairro Campo Limpo.
USF Liberdade I, II e III: Rua El Salvador, S/N, bairro Feira VII.
USF Queimadinha I, II e III: Rua Pernambuco, S/N, bairro Queimadinha.
USF Parque Ipê I, II e III: Rua Ilha do Retiro, S/N, bairro Parque Ipê.
USF Videiras I, II e III: Rua Iguatemi, S/N, bairro Mangabeira.
USF Rua Nova II, III e Barroquinha: Rua Juvêncio Erudilho, 35, bairro Rua Nova.
Mín. 21° Máx. 29°