A secretária de Projetos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Estevão, Elisabete da Silva Santos Borges,35 anos, morreu no início da noite desta sexta-feira (23), em Santo Estevão.
Ela lutava contra um câncer de mama desde julho do ano passado. Elisabete residia na Fazenda Baraúna, zona rural de Santo Estevão.
Era Agricultora Familiar e formada em Assistência Social e atualmente Secretária de Projetos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Santo Estevão. Sua militância no Sindicato iniciou em 2006,como Secretária de Mulheres e Secretária Geral.
Elizabete, mais conhecida por Bel, iniciou sua trajetória de militância ainda muito jovem, quando participava dos Movimentos de Jovens da Igreja Católica e do Sindicato. Preocupada com os menos favorecidos e em organizar sua comunidade e melhorar a vida dos agricultores familires, participou e ajudou executar projetos importantes.
Foi Presidente da Associação Comunitária Rural de Baraúna I e II por 8 anos, onde ajudou a erguer a Capela da sua comunidade; Participou da Coordenação do CATRUFS (Centro de Apoio aos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana); Atuou como Coordenadora da Catequese da Zona Rural entre 2004/2005;Participou da Pastoral do crisma; Foi Educadora do Mova Brasil;Coordenadora do Projeto TOPA;Coordenadora do CDC/ SINTRAFSE; Coordenadora dos Projetos Comunicão e Cidadania, Comunidade em Ação,Galinha Caipira,Reflorestamento e distribuição de mudas, P1MC( Programa 1 Milhão de Cisternas), Novas Tecnologias I e II Água.
Também coordenou o Projeto mais importante do qual se orgulhava, que foi a Habitação Rural, que acompanhou diretamente a construção de 144 casas na zona rural. Ultimamente participava ainda das Pastorais do Batismo e Familiar na Igreja Católica. Participou do grupo musical Flor da Caatinga. Bel, como era conhecida, foi uma das maiores lideranças jovens da zona rural.
O corpo está sendo velado em sua residência, na Faz. Baraúna. Às 10h deste sábado (24), será realizada missa de corpo presente na igreja da comunidade. O sepultamento será às 14h no Cemitério Santo Estevão.
Mín. 20° Máx. 28°