Cerca de 4.500 mulheres fazem por ano o planejamento familiar no Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher. O programa, pioneiro no município implantado em 2018, disponibiliza atendimento ambulatorial gratuito e tem ajudado a prevenir diversos problemas à saúde da mãe e do bebê.
De acordo com o diretor geral do Hospital da Mulher, o obstetra Francisco Mota, o planejamento familiar é de extrema importância para que a mulher possa programar a chegada de um novo membro na família, podendo fazer todo acompanhamento necessário antes de definir a concepção.
“O planejamento familiar é programar o momento ideal para ter filhos, bem como ajuda a prevenir diversos problemas para a gestante e o bebê”, afirma.
Francisco Mota destaca que no Brasil os índices de gestações não planejadas ainda são altos e, por falta de informação, levam a dois caminhos: a maternidade precoce ou o aborto. Acrescenta que 30% das gestações não planejadas tornam-se indesejadas.
“No Hospital da Mulher esse serviço é oferecido para qualquer feirense. Menores a partir dos 13 anos devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis, e para as adultas que quiserem o atendimento é ofertado o acompanhamento com o uso de contraceptivos, disponibilizados gratuitamente”, ressalta.
O diretor destaca ainda que nenhum método contraceptivo é 100% seguro. Contudo, o uso seguindo a orientação médica pode prevenir uma gravidez não desejada. Para implantar o DIU de cobre ou de Mirena na unidade hospitalar, as mulheres passam por uma série de exames e avaliação médica para evitar riscos e complicações.
Segundo a diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, o serviço é voltado para mulheres atendidas na rede municipal de saúde.
“As sextas-feiras à tarde ofertamos atendimento com médicos residentes obstetras que orientam quanto ao uso e aplicam métodos contraceptivos”, reforça.
O programa Planejamento Familiar é disponibilizado no Ambulatório de Especialidades do Hospital da Mulher, na rua da Barra, Jardim Cruzeiro. O contato pode ser feito pelo número (75) 3602-7163/7153.