Moradores da Fazenda Várzea Nova, em Santo Estevão acumulam prejuízos após uma semana sem energia elétrica. O apagão aconteceu na madrugada do dia 12 e a energia só retornou no dia 16 de março.
O comerciante Luciano de Oliveira Moreira, de 46 anos, foi um dos moradores que tiveram vários prejuízos. Luciano conta ao Correio da Cidade que tudo que estava acondicionado na freezer do bar foi perdido. “Carnes, camarões e bebidas perderam tudo. Meu prejuízo chega a mais de R$ 1 mil”, contabiliza. Além dos produtos que acabaram estragando devido a ausência de refrigeração, o comerciante reclama que ficou de segunda a sexta sem vender nada no bar. “Em minha casa queimou roteador, notebook e agora fiquei no prejuízo”, diz. Segundo a Coelba, o apagão na comunidade rural de Várzea Nova foi ocasionado por uma falha no transformador de energia. Luciano conta que durante os dias de apagão não tinha sequer uma resposta dos atendentes da Coelba. “A gente ligava e eles mudavam as previsões de reparo a todo o momento. Isso fez com quem a gente terminasse nem providenciando um outro local com energia para guardar os produtos. Isso só piorou”, reclama.
Luciano conta que o caso mais complicado foi de um vizinho, que precisa de diálise e sem energia, era impossível realizar o procedimento que deve ser diário.
Outro problema semelhante ao do comerciante, encontramos há 2 km dali. O bar de dona Maria Lúcia Soares de Oliveira Bela, de 55 anos, serve refeições todos os dias e durante o período de apagão, além de ficar sem clientes, ele teve inúmeros prejuízos. “Perdemos feijoada, peixes, carnes para churrasco, camarões e bebidas”, conta a comerciante. Além disso, dona Maria Lúcia afirma que só com bebidas o prejuízo chegou a mais de R$ 1 mil. “Em casa tínhamos que beber água natural e passar uma semana preparando comida que não precisasse de nenhum equipamento ligado à energia. Foi muito transtorno”, conta.
Tentamos contato com a Coelba, mas até o fechamento desta matéria não obtivemos resposta.