Os quatro conselhos tutelares que atuam em Feira de Santana ganharam um importante reforço em sua estrutura: um veículo Fiat Cronos 0KM, além de um kit com cinco computadores e uma impressora. O ato que marcou a entrega dos equipamentos foi realizado na tarde desta terça-feira, 13, no Paço Municipal Maria Quitéria, dentro da programação de comemoração dos 189 anos de emancipação política de Feira de Santana, a serem completados no próximo domingo, 18.
A doação ao Município foi feita pela Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, órgão do Governo Federal. Representando o prefeito Colbert Martins Filho, o secretário de Desenvolvimento Social, Antônio Carlos Borges Júnior, informou que o veículo será utilizado no plantão social, serviço responsável por averiguar denúncias que chegam até os conselhos tutelares.
"Temos em Feira quatro conselhos, cada Conselho tem em sua totalidade 20 membros, 5 em cada um. Todos trabalham com objetivo de atender as demandas do Ministério Público, do Judiciário, da Assistência Social, dos órgãos de segurança pública, em relação a proteção da criança e do adolescente, e também da saúde e educação. Entao é um trabalho em várias vertentes, cria-se uma grande rede de proteção social para a criança e o adolescente", explica.
Ele observa que o principal aspecto para que Feira de Santana viesse a ser contemplada com o veículo e os equipamentos é a atualização feita diariamente junto ao Sistema Nacional de Informações."Todas as informações de crianças violentadas e que tiveram seus direitos corrompidos vão para esse sistema. Todos os Creas e Cras são integrados ao sistema de informações para que os conselhos possam atender as demandas de cada território", pontua.
"Então dentro da programação do aniversário da cidade estamos sendo contemplados com esse veículo para que os conselheiros possam cumprir sua missão com eficiência e eficácia, atendendo a criança e o adolescente, assegurando a garantia dos seus direitos", completa Borges Júnior.
A conselheira tutelar Andreia Mayara Ferreira observa que dispor de um veículo exclusivo para o trabalho dos Conselhos Tutelares é muito importante para agilizar o atendimento as demandas. "Essa aquisição do carro identificado, com slogan do Conselho Tutelar, é muito importante porque além de facilitar o nosso trabalho, também evidencia para a sociedade que o estamos presentes nos bairros e na zona rural, averiguando as denúncias que chegam até nós, de ameaças e violações contra crianças e adolescentes".
Ela ressalta ainda a importância da reestruturação a parir dos novos equipamentos de informática. "Faz com que nosso trabalho melhore dentro da própria sede. Nós trabalhamos não apenas averiguando as denúncias, temos que informar ao judiciário, requisitar serviços e precisamos de equipamentos para isso", acentua.