Na manhã desta quarta-feira, 14, a equipe multiprofissional do CAPS Álcool e Drogas Dr. Gutemberg Almeida (CAPS AD), realizou um Pit Stop na Avenida Getúlio Vargas, conscientizando motoristas e motociclistas sobre a necessidade de cuidar da saúde mental.
Foram distribuídos panfletos com informações sobre os Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs),com o objetivo de sensibilizar a sociedade quanto aos fatores de proteção e de risco referente ao Setembro Amarelo, que é o mês de prevenção ao suicídio.
Na oportunidade, a população foi informada sobre como pode acionar o serviço. Também receberam um pirulito com a mensagem: “Quando alguém pensa em suicídio, ela quer matar a dor e não a VIDA”.
De acordo com a coordenadora do Caps Ad, Mariana Rios, o suicídio "é uma questão de saúde pública em todos os países. A cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida e precisamos mudar esta realidade. A família sofre, os amigos sofrem e uma ação como essa chama a atenção da sociedade para ficar atenta aos sinais que a pessoa pode dar quando tem esse pensamento”.
Durante todo o mês de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove rodas de conversas, palestras e ações educativas, com o objetivo de chamar a atenção das pessoas para conseguir identificar o problema, seja no ciclo familiar ou entre amigos.
Em Feira de Santana, 42.727 pessoas estão cadastradas nos cinco CAPS. São atendidos pacientes com transtornos mentais, como ansiedade, depressão e distúrbios comportamentais provocados pelo uso de substâncias psicoativas (álcool e outras drogas).
O atendimento especializado é prestado por uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fonoaudiólogos e psiquiatras. Além destes equipamentos, as pessoas podem procurar ajuda nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Saúde da Família (USFs), UPA's, SAMU 192 e hospitais.
Mín. 20° Máx. 27°