Durante esta semana, cerca de 70 secretários, técnicos de secretarias de educação, gestores escolares, presidentes de unidades executoras de dez municípios do interior da Bahia estão aprendendo como utilizar corretamente a assistência financeira suplementar às escolas públicas disponibilizada pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). O curso “PDDE e ações integradas” teve início na quarta, 14, e segue até esta quinta-feira, 15, no auditório da UNIFACS - Santa Mônica.
Esta é a segunda edição da formação em Feira de Santana – uma das cidades polo que oferta a capacitação na Bahia.Para que mais pessoas e cidades sejam capacitadas, até novembro acontecerão mais duas etapas do curso, uma por mês.
O evento é uma iniciativa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em parceria com a Universidade Federal da Paraíba e o Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (CECAMPE Nordeste). Em Feira, o curso é organizado pelo Conselho Municipal de Educação (CME), com apoio da Secretaria de Educação.
O curso visa orientar o papel das unidades executoras que devem gerir a verba utilizada pelas escolas e o planejamento necessário para melhorar a aplicação dos recursos. Segundo a presidente do CME, Karina Macedo, além das questões cotidianas amplamente discutidas, a capacitação também inova no conteúdo.
“Estamos abordando também o Índice de Desempenho da Gestão Descentralizada do PDDE [IdeGES-PDDE], que tem o intuito de acompanhar toda utilização do programa. Além de verificar a adesão e execução dos programas implementados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e prestação de contas”, destaca Karina.
A secretária de Educação de Feira, professora Anaci Paim, participou do evento. A docente contextualizou como o recurso é utilizado pelas escolas em Feira de Santana e, a partir dessa experiência, deu dicas de como otimizar a utilização dos recursos do programa.
“Nós recomendamos que o gestor não adquira produtos e serviços que a secretaria já disponibiliza nas escolas. É importante participar de encontros como estes para definir bem o planejamento de gastos e entender como utilizar corretamente o dinheiro. A integração com a gestão da sua cidade e a troca de experiências com colegas também é muito importante para isso”, orientou a secretária Anaci.
Mín. 20° Máx. 27°