Abordados enquanto paravam no sinal vermelho, os motoristas que trafegavam pela avenida Getúlio Vargas receberam mensagens de incentivo e acolhimento nesta quarta-feira, 28. A iniciativa da Prefeitura de Feira por meio da Secretaria de Saúde lembra os cuidados com a saúde mental e marca o mês de prevenção ao suicídio, Setembro Amarelo.
O mototaxistas Leandro Souza aprovou a ação. “Atividades como essas são muito importantes para todos, pois além de ajudar o próximo, incentiva uma parte da população no acolhimento e evitar o suicídio”, considera.
Nos cartazes, frases com as seguintes mensagens: “Você não está sozinho!”; “Quando tudo for escuridão, acenda a luz que há em você”; “Viver é a melhor opção. Plante flores e floresça a sua alma, diga sim à vida!", entre outras.
A iniciativa foi organizada pelas equipes dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). De acordo com a coordenadora do Caps Ad (Álcool e Drogas), Mariana Rios, os serviços de saúde mental foram desenvolvidos durante todo mês de setembro com o objetivo alertar a população sobre a necessidade de falar sobre suicídio.
“Esta é uma atitude para chamar a atenção da sociedade que a melhor forma de evitar um suicídio é com acolhimento”, pontua.
Pessoas com depressão, ansiedade e outras doenças psiquiátricas podem contar com a assistência da rede municipal de saúde em Feira de Santana. O atendimento é prestado nas unidades de saúde, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e também de forma virtual pelo serviço de Telepsicologia.
Confira o endereço do CAPS:
CAPS II Silvio Marques: Rua Alcântara nº 100, bairro Mangabeira. Tel: 3626-1060
CAPS II Oscar Marques: Rua Comandante Almiro, nº 1170, bairro Serraria Brasil. Tel: 3614-6595.
CAPS III João Carlos Lopes Cavalcante: Rua Alameda das Pedras, S/N, no bairro Olhos D'água
CAPS Osvaldo Brasileiro Franco (CAPS Infantil): Rua Alameda das Pedras S/N. Olhos D'água (Próximo a Arena Senador). Tel: 3612-4556.
CAPS Álcool e Drogas Dr. Gutemberg Almeida (CAPS AD): Rua Paris número 41, Santa Mônica.
Mín. 20° Máx. 27°