Geral Bahia
Mulheres de 50 a 69 anos podem marcar mamografia nas unidades de saúde
Mulheres de 50 a 69 anos podem procurar as unidades de saúde para marcar o exame de mamografia. Para isso, é necessário apresentar o documento de i...
03/10/2022 15h35
Por: Correio Fonte: Prefeitura de Feira de Santana - BA
Foto: Fátima Brandão

Mulheres de 50 a 69 anos podem procurar as unidades de saúde para marcar o exame de mamografia. Para isso, é necessário apresentar o documento de identidade, CPF, Cartão SUS e passar por avaliação com o profissional de saúde, seja médico ou enfermeiro. A iniciativa faz parte da campanha Outubro Rosa, desenvolvida pela Prefeitura de Feira por meio da Secretaria de Saúde.

A enfermeira referência técnica em Saúde da Mulher, Alessandra Magalhães, destaca que o agendamento deve ser feito na unidade a qual a paciente é cadastrada – as marcações são realizadas na própria unidade pelo sistema da Central Municipal de Regulação (CMR).

Além disso, a enfermeira orienta queas mulheres que apresentam alguma alteração nas mamas, como nódulos, protuberâncias, vermelhidão e demais sintomas, também devem procurar as unidades de saúde.

Continua após a publicidade

“Nestes casos, elas devem ser avaliadas por um médico que vai solicitar o exame de mamografia diagnóstica, independentemente da idade da paciente”, explica Alessandra Magalhães.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Os exames serão realizados no Centro Municipal de Diagnóstico Por Imagem (CMDI), Centro Pesquisa Assistência Reprodução Humana (CEPARH), além do IHEF.

“Durante todo o ano realizamos marcações do exame de mamografias e sempre sobram vagas. Isso representa uma baixa procura por parte das mulheres. As mesmas costumam ir em busca do atendimento somente no mês da campanha”, avalia a enfermeira.

OUTUBRO VERDE

A Secretaria Municipal de Saúde realiza simultaneamente a campanha Outubro Verde, de prevenção e combate à sífilis congênita. Durante todo o mês, será intensificada as testagens para diagnóstico das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), como sífilis, HIV e Hepatites B e C. A mobilização acontece em todas as unidades de saúde da rede municipal.



Foto: Reprodução/Prefeitura de Feira de Santana - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Feira de Santana - BA