Com frases de alerta nos cartazes e distribuição de panfletos, estudantes da Escola Municipal Rosa Maria Esperidião Leite e profissionais da Unidade de Saúde da Família promoveram uma passeata de alerta para os riscos do mosquito Aedes Aegypti nesta sexta-feira (7), no distrito da Matinha.
O evento chama a atenção para os cuidados e orientações relacionadas à identificação e eliminação dos focos do mosquito. De acordo com a vice-diretora da unidade escolar, Layane Carneiro, a iniciativa tem o intuito de tornar os alunos agente multiplicador das informações.
“As crianças possuem um papel importante no combate à dengue. Por estar no processo de formação, é uma fase que é mais fácil absorver o conhecimento e transformá-lo em atitude. O aluno leva a informação para casa e também repassa aos familiares”, explica a vice-diretora.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica (VIEP), Carlita Correia, considera que a informação e manter os cuidados básicos de higiene é importante para manter o controle da doença e evitar possíveis surtos na região.
Ainda de acordo com ela, apesar da confirmação da nova variante do vírus da dengue, a Cosmopolita, os casos seguem controlados em Feira de Santana. De 100% das notificações registradas, apenas 16% dos casos são positivos.
“Mesmo que seja apenas notificação, a visita ao local e a investigação é desempenhada. O trabalho de combate tem sido feito em tempo real, de forma intensa com mutirões e, se necessário, vamos trabalhar aos sábados também”, pontuou Carlita Correia.
Mín. 20° Máx. 27°