Um paciente de 67 anos está há cinco dias na policlínica do George Américo aguardando regulação para tratar problemas relacionados à saúde do coração. Ele possui insuficiência cardíaca e precisa de assistência adequada, o que é oferecido somente em uma unidade hospitalar – a transferência ocorre por meio do sistema de regulação do Governo do Estado.
Com o mesmo problema, um homem de 45 anos se encontra na UPA Queimadinha, esperando transferência há três dias. Os dois pacientes e mais 43 pessoas permanecem na fila da regulação. Os dados são da Secretaria de Saúde de Feira de Santana até esta sexta-feira (7).
Do total, 16 pacientes estão na UPA Queimadinha, 13 na UPA Mangabeira e outros 16 distribuídos nas policlínicas municipais: Rua Nova (3), Feira X (6), George Américo (4) e Parque Ipê (3).
REGULAÇÃO ESTADUAL
O Sistema de Regulação Estadual é uma ferramenta do Governo do Estado que disponibiliza vagas em unidades públicas hospitalares conforme critério de gravidade e não proximidade, visando a democratização do acesso.
Para isso, o paciente atendido em uma unidade de urgência e emergência é avaliado e submetido a exames laboratoriais ou de imagem, de acordo com as condições clínicas.
Se comprovada a necessidade de assistência hospitalar, os profissionais da unidade solicitam a regulação no sistema para que o paciente tenha a assistência adequada.