A pista exclusiva para BRT que cruzará o boulevard do Túnel de Taguatinga começa a receber pavimentação rígida nesta segunda-feira (10). O primeiro trecho a ser revestido vai da Avenida Comercial até o emboque da passagem subterrânea, na chamada fase 1 da obra.
O pavimento rígido é o revestimento mais indicado para as faixas do BRT, sigla emprestada do inglês parabus rapid transit(ônibus de trânsito rápido). O piso, produzido com concreto de cimento Portland (CCP), tem uma vida útil até três vezes maior do que o asfalto. Por isso, seu uso é recomendado para corredores de ônibus. O mesmo material é usado nas seis faixas de rolamento do Túnel de Taguatinga.
“Na quinta-feira [6], começamos a aplicação do CCR [concreto compactado a rolo], penúltima etapa do processo de pavimentação”, comenta o engenheiro civil André Borges. O material, com alta durabilidade e resistência à erosão, dá o suporte necessário ao revestimento, evitando que se quebre quando submetido à pressão. “Agora, está tudo pronto para receber o pavimento rígido”, completa.
O engenheiro conta que a abertura de outra frente de trabalho vai dar mais celeridade às obras do corredor para ônibus. “Concomitantemente à pavimentação na fase 1, uma equipe fará a terraplanagem da pista que ligará o corredor exclusivo do boulevard ao viaduto da EPTG [Estrada Parque Taguatinga]”, afirma André. “O trecho, com 150 m de extensão, já está totalmente limpo”.
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