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Leitos para cabos vão resguardar sistema elétrico do Túnel de Taguatinga

Estrutura feita de aço galvanizado começou a ser instalada no início deste mês; trilho impede que a fiação entre em contato com o solo e permite

13/10/2022 às 14h05
Por: Correio Fonte: Agência Brasília
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Chico Neto
Chico Neto

O leito de aço que vai acomodar a fiação dos ventiladores e das luminárias de emergência do Túnel de Taguatinga começou a ser instalado. O equipamento ficará alojado no vão entre as paredes da passagem e as muretas de contenção, conhecidas como new jerseys. Em pouco mais de uma semana de trabalho, cerca de 150 m da estrutura foram colocados.

Operários atuam na instalação do equipamento, que, ao permitir maior circulação de ar, ajuda a manter a vida útil da fiação | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília
Operários atuam na instalação do equipamento, que, ao permitir maior circulação de ar, ajuda a manter a vida útil da fiação | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Com formato semelhante a um trilho ferroviário, os leitos são feitos de chapa de aço galvanizado a fogo. A peça impede que os cabos de energia entrem em contato com o piso, o que poderia comprometer o isolamento do sistema elétrico. Além disso, sua forma vazada permite uma maior circulação de ar, evitando que o calor reduza a vida útil da fiação.

Fiação das 332 luminárias de emergência instaladas no túnel também passará pelos trilhos de aço

Os cabos que serão resguardados pelo leito de aço vão alimentar itens do sistema de segurança do Túnel de Taguatinga. É o caso dos 52 ventiladores que garantirão a qualidade do ar na passagem subterrânea. Cada um deles tem 1,3 m de diâmetro, com potência a ser controlada de forma automatizada.

Ventilação

“Sensores de fumaça ficarão responsáveis por aumentar a velocidade das pás de acordo com a necessidade”, explica o subsecretário de Acompanhamento e Fiscalização da Secretaria de Obras, Ricardo Terenzi. “Se houver um engarrafamento intenso ou até um incêndio dentro do túnel, a rotação aumenta o suficiente para aspirar a fumaça e lançá-la para fora da passagem”.

Também passará pelos trilhos de aço a fiação das 332 luminárias de emergência instaladas ao longo da passagem subterrânea. “As peças são resistentes a explosão, feitas de alumínio e vidro; cada uma delas é equipada com lâmpada de bulbo tipo LED de 18W de potência”, informa o engenheiro eletricista responsável pelas instalações elétricas do Túnel de Taguatinga, Renato Sales.

As luminárias serão fixadas nas placas cimentícias que revestem as paredes internas do túnel, a uma distância de 1,5 m do piso acabado. O espaçamento entre uma e outra varia de 9 a 10 m.

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