O Festival de Música 100 anos de Rádio no Brasil divulga as 50 obras classificadas à fase semifinal. O público pode conferir as músicas selecionadas e participar da votação para nova etapa decisiva em que serão definidas uma composição finalista por categoria, das cinco em disputa na edição da iniciativa em 2022.
Os interessados podem votar no sitedo festival quantas vezes quiser. Basta selecionar uma das concorrentes ainda na competição. O prazo para a escolha dos ouvintes e internautas vai até o dia 4 de novembro. É o primeiro ano do evento organizado em conjunto pela Rádio MEC e Rádio Nacional.
Além das cinco músicas indicadas pela audiência em participação popular pela internet, a Comissão Julgadora determina outras dez, sendo duas por categoria, para a grande decisão. As 15 finalistas devem ser anunciadas no dia 5 de novembro quando começa a fase de votação para indicar as vencedoras.
As composições estão no ar durante a programação de acordo com o perfil das emissoras da Empresa Brasil de Comunicação(EBC). As ganhadoras recebem o reconhecimento em cada uma das cinco categorias: Música Clássica, Música Instrumental, Música Infantil, Música Popular e Música Regional.
As obras habilitadas concorrem aos prêmios em um espetáculo especial na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro. A apresentação, prevista para o dia 6 de dezembro, reúne os artistas para celebrar a final do Festival de Música 100 anos de Rádio no Brasil.
Os artistas agraciados levam os respectivos troféus: PrêmioRádio MECde Melhor Música Clássica, PrêmioRádio MECde Melhor Música Instrumental, PrêmioRádio MECde Melhor Música Infantil, PrêmioRádio Nacionalde Melhor Música Popular e PrêmioRádio Nacional do Alto Solimõesde Melhor Música Regional.
A primeira edição do festival, promovida em formato integrado pelas tradicionais emissoras públicas Rádio MEC e Rádio Nacional, comemora o centenário da primeira transmissão de rádio no país. O objetivo é descobrir novos talentos musicais e estimular o lançamento de projetos inéditos.
A análise do júri para selecionar as obras considera critérios como a qualidade artística da obra (música, letra, partitura e interpretação), a originalidade e a qualidade da gravação. A Comissão Julgadora é formada por personalidades de notório saber ou em atividade na área musical e profissionais da EBC.
Os autores das produções inscritas no festival autorizam a execução na grade da Rádio MEC e Rádio Nacional, além de permitir a veiculação nas emissoras afiliadas que integram a Rede Pública de Rádios, bem como nos demais veículos da EBC, como a TV Brasil e suas plataformas digitais.
11/10 a 04/11 – Período de veiculação das músicas semifinalistas
11/10 a 04/11 – Votação popular para definir uma música finalista por categoria
05/11 – Divulgação das músicas finalistas
05/11 a 06/12 – Período de veiculação das músicas finalistas
06/12 – Divulgação dos vencedores
Festival de Música 100 anos de Rádio no Brasil
Votação para escolher as obras finalistas até 4/11
Site: https://radios.ebc.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/radiomec
Spotify: https://open.spotify.com/user/radiomec
YouTube: https://www.youtube.com/radiomec
Facebook: https://www.facebook.com/radiomec
Twitter: https://twitter.com/radiomec
WhatsApp: (21) 99710-0537
Rio de Janeiro: FM 99,3 MHz e AM 800 kHz
Belo Horizonte: FM 87,1 MHz
Brasília: FM 87,1 MHz e AM 800 kHz
Parabólica - Star One C2 - 3748,00 MHz - Serviço 3
Celular - App Rádios EBC para Android e iOS
Site: https://radios.ebc.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/radionacionalbr
Spotify: https://open.spotify.com/user/vpj3k8ogjwf1nkv4nap3tlruv
YouTube: http://youtube.com/radionacionalbr
Facebook: https://www.facebook.com/radionacionalbr
Twitter: https://twitter.com/radionacionalbr
WhatsApp: -Rádio Nacional FM: (61) 99989-1201
-Rádio Nacional AM: (61) 99674-1536
-Rádio Nacional da Amazônia: (61) 99674-1568
Brasília: FM 96,1 MHz e AM 980 Khz
Rio de Janeiro: FM 87,1 MHz e AM 1130 kHz
São Paulo: FM 87,1 MHz
Recife: FM 87,1 MHz
São Luís: FM 93,7 MHz
Amazonas: 11.780KHz e 6.180KHz OC
Alto Solimões: FM 96,1 MHz
Celular - AppRádios EBCpara Android e iOS
Mín. 20° Máx. 27°