O Túnel de Taguatinga já tem laje de fundo em toda a sua extensão, nos lados sul e norte da passagem subterrânea. O trecho que ainda expunha a terra batida, um módulo de 23 metros localizado na pista sentido Plano Piloto-Ceilândia, foi concretado nesta sexta-feira (14). Dez operários se dedicaram, ao longo da semana, à finalização do processo.
A produção da última laje de fundo do túnel começou na segunda-feira (10), com o lançamento de brita no terreno. As pequenas pedrinhas permitem o escoamento de águas subterrâneas por debaixo do piso. Por cima delas, foi executado o concreto magro, bem fininho, apenas para evitar o contato da laje com o solo.
“Em seguida, a equipe fez a montagem da armação com vergalhões de aço, última etapa antes da concretagem”, explica o engenheiro civil José Alfredo Aguiar, um dos profissionais que atuam na construção do túnel. A operação demandou aproximadamente oito horas e a colocação de 150 m³ de concreto.
A laje de fundo do Túnel de Taguatinga é mais do que o piso por onde cerca de 137 mil motoristas vão trafegar diariamente. Em uma obra que usa a tecnologia de escavação invertida – onde paredes e teto são construídos antes que a passagem subterrânea seja aberta -, esse componente tem importante função estrutural.
“São as lajes de fundo que travam as paredes do túnel para que elas fiquem firmes”, pontua José Alfredo. “Por isso, elas precisam ser feitas aos poucos. Não daria para escavar tudo de uma só vez; as paredes poderiam ficar instáveis.”
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