Professores e servidores da rede pública de ensino do DF foram homenageados, nesta segunda-feira (17), na Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape). Profissionais da educação puderam participar de oficinas em diversas áreas, como inteligência sistêmica voltada aos relacionamentos, qualidade de vida no trabalho e introdução aos jogos eletrônicos.
O evento foi organizado pela Eape para festejar duas datas importantes do mês de outubro para a Secretaria de Educação (SEE): o Dia do Professor, comemorado no último sábado (15), e o Dia do Servidor Público, a ser celebrado no dia 28 deste mês.
“Fazer a diferença no ensino público é algo muito relevante e amplo”, resumiu a subsecretária da Eape, Graça de Paula. “Participamos da vida de muitas pessoas, e devemos contribuir sempre. A formação dos profissionais tinha que fazer parte dessa comemoração. A Eape está há 34 anos contribuindo e transformando o ensino.”
A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, ressaltou a importância do papel da Eape na formação continuada desses educadores: “Houve um avanço na qualificação dos professores com a Eape. O projeto Eape vai à Escola, por exemplo, já atendeu, entre 2021 e 2022, 19.171, professores.”
Espaço Viver
Presente ao evento, a professora e formadora Patrícia Nazário participou da oficina sobre o projeto Espaço Viver, que desenvolve práticas integrativas de saúde para melhorar a qualidade de vida de professores, estudantes e comunidade de dez escolas do Gama.
“Sou formadora da Eape e me interessei pela oficina porque achei esse um projeto singular e ainda não o conhecia”, contou, sobre o projeto desenvolvido pela Regional de Ensino do Gama. “Levar ioga e terapia comunitária integrativa é muito enriquecedor para o ensino. Um dos pontos mais legais é que muitas dessas práticas estão sendo desenvolvidas da educação infantil ao ensino médio.”
A oficina sobre o projeto Espaço Viver foi uma oportunidade para que os professores trocassem informações sobre as experiências da iniciativa. As vivências mostraram casos de sucesso com estudantes, servidores e comunidade a partir do desenvolvimento do diálogo, escuta ativa e resolução de problemas nas atividades desenvolvidas nas escolas.
*Com informações da Secretaria de Educação do DF