O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão da Prefeitura de Feira de Santana, realizou 1.750 castrações de cães e gatos de janeiro até meados de outubro deste ano. Nesta etapa, foram castrados apenas os animais cadastrados na APA (Associação Protetora dos Animais).
Segundo a coordenadora do CCZ, Mirza Cordeiro,a castração, além de um método contraceptivo, é uma maneira de evitar um problema de saúde pública.
“Os animais se reproduzem de maneira rápida em um curto período, e a castração é a maneira mais eficaz para manter o controle populacional dos cães e gatos”, explica a coordenadora, que também é médica veterinária.
Durante o procedimento nos machos os testículos são retirados e nas fêmeas é feita uma ovariohisterectomia, que é a remoção dos ovários e útero.Os animais que passaram pela cirurgia devem ser levados por seus responsáveis à sede do órgão no prazo de dez dias para a retirada dos pontos.
Os donos devem fazer a troca do curativo, oferecer alimentação adequada e administrar os medicamentos regularmente neste período.
No momento o mutirão está encerrado, mas ainda há previsão de ampliar o serviço para os animais domésticos, sendo beneficiados os pets que obedeçam aos critérios estabelecidos pelo CCZ.Em breve o cadastro dos cães e gatos será anunciado pelo órgão.