Os agentes de endemias, que atuam em campo, foram atualizados nesta quarta-feira, 19, sobre as formas de prevenção e enfrentamento das arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti - dengue, zika e chikungunya. A capacitação aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.
Na oportunidade, a nova coordenadora do Centro Municipal de Referência em Endemias, Síntia Sacramento, mostrou aos profissionais quais serão as ações desenvolvidas para aprimorar as ações.
“Ainda não tinha encontrado todos de uma só vez, por isso esse é um momento oportuno, para mostrarmos que o trabalho em equipe é importante, pois só juntos, conseguiremos manter essas doenças controladas em Feira de Santana”.
Até outubro, foram registrados 1.004 casos suspeitos de dengue, sendo 116 confirmados, 678 descartados e 21 com sinais de alarme.Outros casos aguardam encerramento da análise dos exames. Também foram confirmados 46 casos de de Chikungunya e 4 de Zika.
Atuando há 25 anos como agente de endemias, Luciano dos Santos Oliveira, destacou a importância da capacitação.
“A gente sai com bastante conhecimento e melhora nosso trabalho, além de diminuir os riscos. Também essa proximidade com a coordenação é bom, mostra que todos estão no mesmo caminho”.
Divididos em turmas, os agentes de endemias passarão por capacitação durante todo o mês de outubro.
“A prevenção é a melhor parte e é isso que esses profissionais fazem diariamente, de casa em casa. Eles estão mais próximos da comunidade, sendo assim essenciais no processo, evitando que os casos dessas doenças cresçam em nosso município”, destaca Carlita Corrêa, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.
Pessoas que sentem febre, dores nas articulações, náuseas/vômito, dor nos olhos e manchas no corpo devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.No local será feita a avaliação, medicação e encaminhamentos – se necessário.