Estão abertas e vão até o dia 23 deste mês de outubro as inscrições para o Qualifica Móvel – Qualificação Social e Profissional Itinerante da Secretaria de Trabalho do Distrito Federal (Setrab), uma extensão do Programa Qualifica DF. O novo modelo de capacitação profissional foi elaborado para atender pessoas que têm dificuldade em se deslocar da região onde moram para estudar em outra localidade.
As aulas serão ministradas em quatro carretas, cada uma com capacidade para 125 alunos por turno. O Qualifica Móvel, além de selecionar os alunos, promoveu a escolha dos professores. As vagas foram destinadas a docentes que estavam fora do mercado de trabalho. A previsão é que os cursos tenham início ainda neste mês. As matrículas podem ser feitas no site QualificadfMovel.com.br .
“Os cursos da unidade móvel terão as mesmas qualidade e carga horária dos cursos regulares do Programa Qualifica DF”Thales Mendes, secretário de Trabalho
Cada veículo dispõe de energia elétrica, wi-fi e computadores. Os caminhões foram equipados com banheiro e elevador para acesso de pessoas com deficiência (PcD) e idosos. Esses públicos (PcDs e idosos), egressos do sistema prisional e migrantes têm direito a 5% das vagas cada um.
Nesta primeira etapa do projeto, as quatro carretas estarão no Sol Nascente, Estrutural, Sobradinho e Brazlândia. “As regiões administrativas onde o projeto terá início foram escolhidas com base na quantidade de inscrições feitas para os cursos do Qualifica DF e também no quantitativo de pessoas que querem se matricular, mas não tiveram oportunidade. Os cursos da unidade móvel terão as mesmas qualidade e carga horária dos cursos regulares”, explicou o secretário de Trabalho, Thales Mendes.
Em cada unidade, serão oferecidos sete cursos, sendo cinco deles (auxiliar administrativo, montagem e manutenção de computadores, auxiliar de recursos humanos, manutenção de aparelhos celulares e administração de serviços hospitalares) com 48 vagas e dois (design gráfico e e-commerce) com 28. Quanto aos instrutores, serão quatro pedagogos, sendo um para cada unidade móvel, e 20 instrutores, cinco para cada carreta.
O titular da pasta também destacou o objetivo do projeto. “O Qualifica Móvel foi idealizado para atender às pessoas que têm dificuldade em pegar um ônibus e se deslocar aos locais onde acontecem os cursos do Qualifica DF. Vamos atender esse público”, explicou.
A previsão da Setrab é que cada carreta tenha 100 alunos por turno. “Queremos massificar a marca Qualifica”, frisou o subsecretário executivo, Ivan dos Santos. O Qualifica DF foi lançado em 2022, oferecendo cursos presenciais. Desde então, já foram capacitadas 30 mil pessoas.
Agora, com a modalidade móvel, espera-se ampliar o trabalho. E não para por aí, a Setrab anunciou que o programa terá uma terceira modalidade, o Qualifica on-line, que oferecerá mais de 10 mil vagas. “Pretendemos lançar o on-line no início do próximo ano”, previu o secretário Thales.
Mín. 20° Máx. 28°