A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) realizará, por meio do Conselho Distrital de Promoção da Igualdade Racial (Codipir), a V Conferência Distrital da Igualdade Racial (V Condipir). Sob o temaEnfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-racial e de intolerância religiosa: Política de Estado e responsabilidade de todos nós, o evento ocorrerá entre os dias 8 e 10 de novembro.
“O objetivo desta conferência é a construção conjunta de propostas que visem a promoção de políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade racial”Jaime Santana, secretário de Justiça e Cidadania
Para fazer a inscrição, basta acessar até o dia 4 de novembro o link https://condipir.sejus.df.gov.br e preencher os dados em “Inscrever-se”.
Segundo o secretário de Justiça e Cidadania, Jaime Santana, a realização do evento é uma ação de extrema importância para o estabelecimento de compromissos, entre todas as partes envolvidas. “O objetivo desta conferência é a construção conjunta de propostas que visem a promoção de políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade racial”, explica Santana.
“A V Condipir se configura como instâncias de participação direta da sociedade civil organizada, em conjunto com representantes governamentais, que visam apresentar propostas e, sobretudo, acompanhar a implementação do Plano Distrital de Promoção da Igualdade Racial, instituído pelo Decreto nº 41.962/2021”, informa o presidente do conselho, Diego Moreno de Assis e Santos.
Para acessar a programação, clique aqui .
Eixos Temáticos
Caberá ao Codipir promover os atos e trâmites para a instituição da Comissão Organizadora da V Condipir, Regimento Interno da conferência e demais providências necessárias.
Os eixos temáticos serão divididos nas seguintes áreas de discussão:
I – Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-racial e étnico-cultural;
II – Enfrentamento a todo tipo de violência praticada por meio das invasões de territórios;
III – Enfrentamento à intolerância religiosa;
IV – Desenvolvimento da igualdade étnico-racial e étnico-cultural pela promoção da igualdade de oportunidades.
O Codipir, órgão colegiado vinculado à Sejus, tem caráter consultivo e fiscalizador das ações governamentais. É integrado paritariamente por representantes de órgãos públicos e entidades da sociedade civil organizada.
*Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF
Mín. 20° Máx. 28°