Geral Bahia
Prefeitura distribuiu 4 mil capas para cobertura de caixas d´água no combate à dengue
A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, distribuiu 4 mil capas para cobertura de caixas d'água para intens...
25/10/2022 14h45
Por: Correio Fonte: Prefeitura de Feira de Santana - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Feira de Santana - BA

A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, distribuiu 4 mil capas para cobertura de caixas d'água para intensificar as ações no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. 

Os materiais foram distribuídos pelos agentes de combate às endemias nas localidades da cidade onde há maior incidência de criadouros do mosquito.As capas são utilizadas em tanques que variam de duzentos a mil litros de água de armazenamento. 

De acordo com a coordenadora do Centro Municipal de Referência em Endemias, Síntia Sacramento, as caixas d’água destampadas estão entre os principais pontos dentro das residências que servem como criadouros do mosquito.

Continua após a publicidade

“A caixa d´água sem a tampa, ou mesmo quebrada, é considerada um grande criadouro, uma vez que a fêmea do mosquito precisa de água limpa e parada para colocação de seus ovos. A tela de proteção tem função de diminuir possíveis focos da dengue impedindo sua reprodução”, explicou a coordenadora.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

CASOS DE DENGUE 

De acordo com o último boletim epidemiológico, Feira de Santana confirmou 110 casos de dengue este ano – sendo apenas um grave.O índice corresponde a apenas 10,96% das notificações. Foram 1.004 casos suspeitos e 678 descartados para a doença.

O distrito de Humildes lidera com o maior número de notificações (71). Em seguida, estão os bairros Campo Limpo (63), George Américo (49), Tomba (48) e Gabriela (45). Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde.