Geral Bahia
Curso de produção de panetones oportuniza geração de renda para mulheres
Um grupo de 25 mulheres assistidas pela Secretaria Municipal Extraordinária de Políticas Para as Mulheres (SMPM) e pelo Centro de Referência Maria ...
31/10/2022 11h00
Por: Correio Fonte: Prefeitura de Feira de Santana - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Feira de Santana - BA

Um grupo de 25 mulheres assistidas pela Secretaria Municipal Extraordinária de Políticas Para as Mulheres (SMPM) e pelo Centro de Referência Maria Quitéria foram capacitadas para a produção de panetones.A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Feira de Santana e o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). 

O curso foi iniciado no dia 24 e encerrado na última sexta-feira, 28. Todas as participantes se inscreveram gratuitamente.As mulheres selecionadas são vítimas de violência doméstica, muitas em situação de vulnerabilidade social, acompanhadas pelos equipamentos do Município.

A chefe da Divisão de Promoção dos Direitos da Mulher, Josailma Ferreira, informa que a iniciativa também contou com a colaboração de empresas privadas que doaram os insumos e o chef para a realização do curso. 

Continua após a publicidade

“Esse curso mostra que a educação é a melhor forma de transformar a vida, seja em curso de longa duração ou em oficinas. É importante oportunizar essas mulheres e inseri-las ao mercado de trabalho”, pontua. 

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

A Secretária da Mulher, Gerusa Sampaio, observa que a iniciativa também tem o viés de ajudar na autoestima das participantes, que almejam a liberdade financeira.

“É muito importante para que elas rompam a dependência financeira dos companheiros ou dos pais dos seus filhos. A gente visa empoderar essas mulheres, dá a sua autonomia, para que elas possam ter uma ressignificação de vida”, destaca. 

Sônia Cristina é assistida pela Secretaria da Mulher desde 2016. Aos 58 anos de idade, ela não esconde o entusiasmo e contentamento com a possibilidade de enfim ter um negócio próprio. 

“Através do curso aprendemos e desenvolvemos habilidades que nem sabíamos e nem acreditávamos que tínhamos. E esse trabalho feito com muito amor e carinho vai nos ajudar a dar um rumo na nossa vida, nos dará nossa liberdade”, acredita.

O ato de entregue dos certificados também contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Social, Antônio Carlos Borges Júnior.