Geral Distrito Federal
Renovação de mais de 7 km de estradas de terra beneficia 570 estudantes
GDF Presente, Secretaria de Agricultura e Novacap trabalham para melhorar vias da área rural de Ceilândia
31/10/2022 13h35
Por: Correio Fonte: Agência Brasília
Fotos: Divulgação/GDF Presente

Cerca de 7,5 km de estradas de terra serão recuperados para benefício da comunidade e estudantes do Incra 9, na área rural de Ceilândia. Em mais uma ação do programa Caminho das Escolas, o GDF Presente, a Secretaria de Agricultura e a Novacap estão renovando as estradas que atravessam a região, em especial nas glebas 3 e 4 do Núcleo Rural Alexandre Gusmão.

Equipes trabalham para a renovação de estradas de terra e melhorar a mobilidade de moradores e estudantes | Fotos: Divulgação/GDF Presente

A vila fica situada próxima a duas rodovias movimentadas da capital, a BR-070 e a DF-180. E o Centro Educacional (CED) Incra 9 atende a moradores de todas as idades, tanto do Alexandre Gusmão quanto de comunidades vizinhas, como Bela Vista. E não é pouca gente. São 570 estudantes dos ensinos fundamental, médio, anos iniciais e da Educação para Jovens e Adultos (EJA).

E, para que 12 ônibus escolares possam circular ali, as vias precisam estar em ordem. “Praticamente 90% dos alunos usam o transporte escolar. Se a estrada não estiver em boas condições, fica inviável”, conta o diretor Márcio Régis de Oliveira. “Esse cuidado é muito importante, até mesmo para evitar que os alunos faltem as aulas”.

Continua após a publicidade
Um caminhão-pipa da Novacap está sendo usado para reduzir a poeira das vias

Para a ação, serão usados resíduos da construção civil (RCC) doados pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU). Após a patrolagem e o nivelamento da pista de terra, o material é assentado pelos operários. Um caminhão-pipa da Novacap também está sendo usado para baixar a poeira das vias.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Segundo o coordenador do Polo Rural do GDF Presente, Manoel Castro, a situação das vias estava precária, com muitas valas e atrapalhando a mobilidade no local. Os dois sentidos da pista sofrerão ação das máquinas. De acordo com o administrador de Ceilândia, Claudio Rodrigues, esse tipo de serviço não para, seja na seca, seja em tempo de chuvas.

“A área de campo precisa de uma atenção especial do Estado. Trata-se de melhorar a infraestrutura para garantir a mobilidade a esses moradores e aos estudantes, além de ser um cuidado especial para evitar prejuízos com as enxurradas”, finaliza.