21°C 37°C
Santo Estêvão, BA
Publicidade

Concluída a produção de barreiras new jersey na rampa do BRT

Segurança de veículos em pista suspensa no Túnel de Taguatinga será garantida por 140 m de mureta. A estrutura é feita de concreto armado para re

06/11/2022 às 14h55
Por: Correio Fonte: Agência Brasília
Compartilhe:
Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília
Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

O principal item de segurança do viaduto exclusivo para ônibus do Túnel de Taguatinga está pronto. A rampa, que ligará o boulevard da passagem à Avenida Samdu, já está totalmente guarnecida com 140 m de barreiras new jersey. As muretas vão garantir que nenhum veículo caia da pista suspensa em caso de colisão.

A execução da barreira new jersey na rampa do BRT foi possível porque a pista suspensa já está concretada: processo terminou em 3 de outubro, com a utilização de 450 m³ de concreto armado | Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília
A execução da barreira new jersey na rampa do BRT foi possível porque a pista suspensa já está concretada: processo terminou em 3 de outubro, com a utilização de 450 m³ de concreto armado | Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

As barreiras não estão presentes apenas no viaduto do BRT, sigla do inglês parabus rapid transit(ônibus de trânsito rápido). O próprio Túnel de Taguatinga terá aproximadamente 4 km de mureta. No seu interior, a new jersey tem a função de proteger a estrutura da passagem subterrânea. Nas áreas de entrada e saída da obra, o item de segurança separa o fluxo de veículos.

“Por se tratar de uma construção muito robusta, o trabalho precisou ser feito em duas etapas”Giovana Assis, engenheira de planejamento

A execução da barreira new jersey na rampa do BRT só foi possível porque a pista suspensa já está concretada. O processo terminou em 3 de outubro, com a utilização de 450 m³ de concreto armado. “Por se tratar de uma construção muito robusta, o trabalho precisou ser feito em duas etapas”, conta a engenheira de planejamento Giovana Assis.

Para fazer a primeira camada, foram usados 200 m³ da mistura de brita e cimento. Por cima, foi feita uma segunda camada com 250 m³ do material. “O pavimento passou por três dias de cura úmida. A prática mantém a hidratação do concreto e melhora seu desempenho”, detalha Giovana.

O Túnel de Taguatinga é a maior obra viária em execução no Brasil. O investimento de R$ 275 milhões vai melhorar a vida de pelo menos 137 mil motoristas que trafegam pela área diariamente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santo Estêvão, BA
25°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 37°

26° Sensação
2.84km/h Vento
79% Umidade
100% (7.83mm) Chance de chuva
05h01 Nascer do sol
05h46 Pôr do sol
Dom 27° 20°
Seg 25° 20°
Ter 29° 20°
Qua 29° 20°
Qui 34° 21°
Atualizado às 18h08
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,80 +0,02%
Euro
R$ 6,04 +0,05%
Peso Argentino
R$ 0,01 -0,40%
Bitcoin
R$ 601,131,49 -1,27%
Ibovespa
129,125,51 pts 1.74%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias