Durante todo o mês de outubro, quando foi intensificado o Outubro Rosa, movimento voltado aos cuidados a saúde da mulher e prevenção ao câncer de mama e de colo do útero, os órgãos da Fundação Hospitalar de Feira de Santana realizaram quase 5 mil procedimentos.Foram 581 preventivos e mais de 600 mamografias, além do agendamento de mais de 1.500 exames no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC), e 2.200 exames no Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI).A oferta em atendumentos ambulatoriais, consultas e exames foi intensificada entre os dias 8 e 31 de outubro.
Para Gilberte Lucas, diretora presidente da Fundação Hospitalar, o saldo da Campanha Outubro Rosa foi extremamente positivo. Os serviços e atendimentos foram ampliados especialmente no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer ( CMPC) e no Centro Municipal Diagnóstico por Imagem (CMDI).
"Concentramos nossa atenção no combate ao câncer de mama e do colo do útero durante a Campanha do Outubro Rosa e agora iremos voltar a trabalhar com muito afinco também na Campanha Novembro Azul, com o objetivo de combater o câncer da próstata", ressaltou.
Segundo Kênia Lasse, coordenadora do CMPC, além das consultas e exames, ações de conscientização foram intensificadas como forma de prevenção e incentivo ao diagnóstico precoce do câncer de mama.
"Além dos procedimentos rotineiros, agendamos mais de 1.500 preventivos somente na campanha, e realizamos ações como palestras, distribuição de material educativo, consultas e acompanhamentos para os usuários agendados através da rede pública municipal de saúde", pontuou.
Já no Centro Municipal Diagnóstico por Imagem (CMDI), o exame mais solicitado durante a campanha foi a mamografia, realizada em 1.137 pacientes.O órgão também registrou 352 USG Transvaginal, 222 USG Axila Esquerda, 222 USG Axila Direita, 127 USG Tireóide, 221 USG de Mamas Bilateral e 1.137 Mamografias. A diretota Madalena Sobral lembra que o atendimento foi ampliado aos sábados durante o mês de outubro.
"O público-alvo para essa oferta foram pacientes do sexo feminino, residentes em Feira de Santana, com idade entre 50 e 69 anos. Pela quantidade de solicitações tivemos que ampliar o atendimento através de mutirões aos sábados, e ainda assim aumentamos a quantidade de mamografias de 40 para 80 por dia em dois turnos estendidos, com atendimentos dás 7h às 19h", revelou.