Foi dado o primeiro passo para a instalação dos ventiladores no Túnel de Taguatinga. Os furos necessários para a fixação da base dos equipamentos já começaram a ser feitos na laje da passagem. Ao todo, serão 832 perfurações, que vão receber barras roscadas com 67 cm e 38 cm de comprimento.
O sistema de exaustão do túnel será composto por 52 ventiladores. O lado sul da passagem, onde os veículos vão trafegar da Avenida Elmo Serejo em direção à Estrada Parque Taguatinga (EPTG), terá 22 aparelhos. Já no lado norte, serão 30 unidades – como o fluxo de carros seguirá sentido oposto à corrente de ar natural, é preciso ter uma exaustão mais potente.
Assim como todos os equipamentos de segurança do Túnel de Taguatinga, os ventiladores serão controlados de forma automatizada. Segundo o subsecretário de Acompanhamento e Fiscalização da Secretaria de Obras, Ricardo Terenzi, sensores de fumaça vão aumentar ou diminuir a velocidade das pás conforme a necessidade.
“Se houver um engarrafamento intenso ou até um incêndio dentro do túnel, a rotação aumenta o suficiente para aspirar a fumaça e lançá-la para fora da passagem”, explica Terenzi. Três geradores darão autonomia de até 60 minutos para os ventiladores, em caso de interrupção do fornecimento de energia elétrica.
Modelo
O Túnel de Taguatinga já tem um ventilador instalado. O método usado para fixar o equipamento servirá de modelo para a implantação das demais peças. Isso porque o suporte que prende o aparelho à laje precisa estar perfeitamente nivelado para evitar danos a longo prazo.
“O nivelamento deve seguir a horizontal absoluta, ou seja, não pode acompanhar a inclinação da laje do túnel”, explica o engenheiro mecânico Vinícius Matos. Para garantir uma instalação perfeita, a fábrica paulista responsável pela produção dos ventiladores enviará um representante técnico para validar o serviço.