Os ventiladores que integram o sistema de exaustão do Túnel de Taguatinga começaram a ser instalados. Desde o último dia 10, uma equipe formada por cinco profissionais tem se dedicado à acomodação dos equipamentos na laje superior da passagem subterrânea. Os trabalhos seguem cronograma que prevê a fixação de dois aparelhos por dia.
A boa qualidade do ar no túnel será garantida por 52 ventiladores. O lado sul da passagem, que vai da Avenida Elmo Serejo até a Estrada Parque Taguatinga (EPTG), receberá 22 aparelhos. Os outros 30 serão instalados no lado norte, onde o fluxo de veículos segue no sentido oposto à corrente natural de ar, pedindo uma exaustão mais potente.
O serviço de instalação tem contado com a ajuda de uma empilhadeira, fundamental para erguer os ventiladores a uma altura de quase 5 m. “São equipamentos grandes; cada um deles pesa 930 kg”, observa o engenheiro mecânico Vinícius Matos. “Precisamos de 16 barras roscadas, com medidas que variam entre 38 cm e 67 cm de comprimento, para fixar esses aparelhos”.
A robustez dos ventiladores não é o único desafio enfrentado pela equipe de instalação. O nivelamento dos equipamentos também exige cuidado extra para evitar danos a longo prazo. “Eles devem seguir a horizontal absoluta, não podem acompanhar a inclinação da laje do túnel”, explica Vinícius. “Uma fixação inadequada pode gerar sobrecarga no aparelho”.