21°C 37°C
Santo Estêvão, BA
Publicidade

Lado norte do Túnel de Taguatinga volta a ser pavimentado

Com o fim dos trabalhos em parte do boulevard, a pavimentação está concentrada nas pistas que levam da Estrada Parque Taguatinga (EPTG) até a Aven

15/11/2022 às 09h20
Por: Correio Fonte: Agência Brasília
Compartilhe:
Debora Cronemberger Mendes Pereira
Debora Cronemberger Mendes Pereira

Depois de revestir metade do boulevard do Túnel de Taguatinga, a pavimentadora que marca presença diária na maior obra do Distrito Federal voltou a trabalhar no subterrâneo. O equipamento usado para fazer aplicação, nivelamento e compactação do concreto está no lado norte da passagem, dando continuidade à pavimentação da pista que vai da Avenida Elmo Serejo até a Estrada Parque Taguatinga (EPTG).

Assim que o revestimento estiver concluído na fase 1, o trabalho de acabamento passará a ser feito na fase 2, trecho mais próximo à saída do túnel | Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília
Assim que o revestimento estiver concluído na fase 1, o trabalho de acabamento passará a ser feito na fase 2, trecho mais próximo à saída do túnel | Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

O pavimento rígido é o acabamento mais indicado para as seis faixas de rolamento do Túnel de Taguatinga. Produzido com concreto de cimento Portland (CCP), o revestimento tem uma vida útil até três vezes maior do que o pavimento flexível, feito de asfalto. Não à toa, seu uso é recomendado em vias de tráfego pesado e corredores de ônibus (BRT).

A concretagem já estava pronta em uma das três faixas da fase 1, trecho que começa na entrada do túnel e vai até a altura da Avenida Comercial. No último dia 9, o serviço começou a ser feito nas outras duas pistas. “Pavimentamos cerca de 140 m em quatro dias de trabalho”, calcula André Borges, um dos engenheiros civis envolvidos na construção do túnel. “Para concluirmos os 500 m, usaremos um total de 650 m³ de concreto”.

Assim que a fase 1 estiver totalmente revestida, o trabalho de acabamento passará a ser feito na fase 2, trecho mais próximo à saída do túnel. A fase 3, porção central da passagem subterrânea, será concretada por último. “Novamente faremos uma faixa primeiro para, em seguida, pavimentarmos as duas outras”, conta André. “Isso porque a máquina tem uma limitação de largura, não é possível trabalharmos nas três faixas ao mesmo tempo”.

A obra do Túnel de Taguatinga vai beneficiar 137 mil motoristas que transitam pela área central da região administrativa. O investimento é de R$ 275,7 milhões, recursos provenientes do Governo do Distrito Federal e da Caixa Econômica Federal.

Lado norte do Túnel de Taguatinga volta a ser pavimentado

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santo Estêvão, BA
21°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 37°

22° Sensação
1.6km/h Vento
94% Umidade
100% (7.83mm) Chance de chuva
05h01 Nascer do sol
05h46 Pôr do sol
Dom 27° 20°
Seg 25° 20°
Ter 29° 20°
Qua 29° 20°
Qui 34° 21°
Atualizado às 02h10
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,80 +0,02%
Euro
R$ 6,04 +0,05%
Peso Argentino
R$ 0,01 -0,40%
Bitcoin
R$ 606,873,36 -0,33%
Ibovespa
129,125,51 pts 1.74%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias