Mais de uma tonelada de carne bovina imprópria para o consumo foi apreendida, na segunda-feira (12), em dois frigoríficos localizados nos bairros de Paripe e Calçada, durante ação conjunta da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/Ba), Vigilância Sanitária do Município de Salvador (Visa) e Ministério da Agricultura.
Durante a ação foi constatado que, Mayan Ramos Alcântara Gomes, de 23 anos, proprietário da empresa Friggom’s, comercializava produtos de origem animal utilizando-se do Selo de Inspeção Federal (SIF) sem a fiscalização e a devida autorização do Ministério da Agricultura. Além disso, uma grande quantidade de mercadoria fora da validade e aparentando estar deteriorada também foi encontada.
Mayan foi conduzido à Decon e autuado em flagrante por crime contra as relações de consumo, por comercializar produtos impróprios ao consumo e estelionato. Ele já foi encaminhado para audiência de custódia com o juiz, no Núcleo de Prisão em Flagrante da Justiça (NPF), na Avenida ACM.
A titular da Decon, delegada Idalina Otero, destacou que ações como essa contribuem para a melhoria do mercado de consumo e transmitem ao consumidor confiança no trabalho das instituições envolvidas. “Pretendemos realizar novas ações fiscalizatórias em conjunto com outros órgãos, a fim de garantir proteção ao consumidor”, declara a delegada.
Mín. 20° Máx. 38°