A direção da escola municipal Professor José Agnaldo Barreto de Almeida, em Santo Estevão, foi surpreendida com a unidade arrombada e um recado escrito pelo ladrão na porta de uma das salas de aula. A escola, que tem mais de 260 alunos do 1º ao 5º ano, funciona no prédio onde do Colégio Luiz Viana Filho. O arrombamento aconteceu na madrugada de quinta-feira passada (19).
No recado escrito na porta, o ladrão disse que Deus o perdoaria pelo furto. “Eles querem minha cabeça. Eu tenho família, sou pai de três filhas. Por favor, não me julguem, pois Deus me perdoa, e você?”.
A direção da Unidade Escolar contou à reportagem do Correio da Cidade que os ladrões quebraram os cadeados dos portões da frente e fundo da escola, além da porta de acesso à cantina. Eles levaram micro system, panelas, talheres, fardos de leite em pó, 15 kg de carne, leite de côco, pacotes de macarrão, pistola de cola quente e até fósforos. A suspeita é de que os ladrões usaram um veículo automotivo para a ação devido à quantidade materiais furtados. Um boletim de ocorrência foi registrado no dia seguinte, na delegacia local.
Os arrombamentos a unidades de ensino têm causado muitos prejuízos, não somente pelos bens subtraídos, mas pelo custo de reparos nas instalações físicas, após a ação de arrombamento.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, toda semana há registros de arrombamentos, mesmo as unidades tendo sistema de monitoramento eletrônico de segurança.
A escola Clara de Assis, no Sítio do Aragão, por exemplo, teve toda a sua fiação danificada pelos ladrões. Após cortar os fios do sistema de monitoramento, eles fugiram sem levar nada.
Reportagem | Alysson Ribeiro | Correio da Cidade
Mín. 20° Máx. 28°