A Câmara dos Deputados abre nesta sexta-feira (5) o prazo de inscrições para estudantes do 5º ao 9º anos do ensino fundamental participarem do Câmara Mirim 2023 – programa de educação política que simula o processo legislativo.
Até o dia 2 de julho, alunos de escolas públicas e privadas devem preencher o formulário e enviar um projeto de lei de sua autoria. Os autores das três melhores propostas, escolhidas por uma equipe de consultores legislativos, virão a Brasília nos dias 19 e 20 de outubro, a convite da Câmara, para viverem dois dias como deputados mirins.
Na Casa legislativa, defenderão suas propostas como parlamentares de verdade, diante de outros estudantes, selecionados pelos professores que participarão da edição do programa.
Educadores
O prazo de inscrição para os professores interessados em participar da edição deste ano do programa vai até o próximo dia 21. Eles devem atuar em turmas do 5º ao 9º ano, de escolas públicas ou particulares. Também podem participar educadores vinculados a câmaras mirins municipais.
São duas modalidades diferentes:
– Novos Educadores: aqueles que nunca participaram do Câmara Mirim;
– Educadores Parceiros: aqueles que já participaram em edições anteriores.
Para se inscrever, o professor deve enviar por e-mail uma redação com até 40 linhas sobre o tema: “Como a educação para a democracia pode colaborar para que atos violentos como os de 8 de janeiro não aconteçam mais?”. O resultado será divulgado até 29 de maio.
Serão selecionados seis novos educadores e quatro educadores parceiros, que ganharão o direito de participar do programa com suas turmas.
Mín. ° Máx. °