Senado Federal Senado Federal
CRE ouve ministro das Relações Exteriores e faz nove sabatinas na quinta
A Comissão de Relações Exteriores (CRE) se reúne na próxima quinta-feira (11) para ouvir o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e analis...
05/05/2023 16h10
Por: Correio Fonte: Agência Senado
Presidente do colegiado, Renan Calheiros é autor de um dos requerimentos para a audiência com o ministro - Foto: Pedro França/Agência Senado

A Comissão de Relações Exteriores (CRE) se reúne na próxima quinta-feira (11) para ouvir o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e analisar uma pauta com nove itens. Todos são indicações feitas pelo presidente da República para representações do Brasil no exterior, e os indicados serão sabatinados antes da votação. A reunião está marcada para as 9 horas.

A primeira parte da reunião será destinada a ouvir o ministro. Um dos requerimentos para a audiência é do presidente da comissão, senador Renan Calheiros (MDB-AL). No pedido, ele lembra que o Regimento Interno do Senado prevê esse tipo de audiência no início de cada sessão legislativa (ano), para que o ministro fale da sua pasta.

O outro requerimento é do senador Carlos Portinho (PL-RJ). Ele quer que o ministro explique a decisão do governo de revogar a dispensa de vistos para que cidadãos da Austrália, do Canada, dos Estados Unidos e do Japão entrem no Brasil. A nova regra retoma o princípio de reciprocidade, adotado historicamente pelo Itamaraty, que cobra de cidadãos de outros países as mesmas regras previstas para os cidadãos brasileiros.

Continua após a publicidade

A segunda parte da reunião será de sabatinas e votação dos respectivos relatórios de indicações. Veja a lista dos diplomatas que serão sabatinados:

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo  Portal e?Cidadania , que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O  Portal e?Cidadania  também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.