A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (9) a convocação do ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, general Marcos Antônio Amaro dos Santos. Ele terá que prestar esclarecimentos aos parlamentares sobre o vídeo em que o ex-ministro da pasta general Gonçalves Dias aparece entre os invasores do Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro.
A convocação foi pedida pelo deputado Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP). Ele cita uma reportagem divulgada pela CNN Brasil, onde imagens de duas câmeras no Palácio sugerem que Dias “indica a saída de emergência ao grupo de criminosos”. “As imagens exclusivas a que a CNN teve acesso mostram que em vários momentos funcionários do GSI e os invasores circulavam no Palácio do Planalto”, diz a reportagem. Dias deixou o cargo depois da divulgação das imagens.
"Exercendo o meu dever parlamentar e em defesa do povo brasileiro, assim como, diante a gravidade da situação, cabe convocar a presença do ministro a fim
de questioná-lo minuciosamente para esclarecer sobre o vídeo citado", afirma Bilynskyj.