Senado Federal Senado Federal
Aprovada indicação de novo embaixador do Brasil no Egito
O diplomata Paulino Franco de Carvalho Neto será o novo embaixador do Brasil no Egito e, cumulativamente, na Eritreia.O nome do diplomata foi aprov...
17/05/2023 17h40
Por: Correio Fonte: Agência Senado
Paulino Franco de Carvalho Neto durante sua sabatina na CRE, na semana passada - Foto: Pedro França/Agência Senado

O diplomata Paulino Franco de Carvalho Neto será o novo embaixador do Brasil no Egito e, cumulativamente, na Eritreia.O nome do diplomata foi aprovado nesta quarta-feira (17) em Plenário por 46 votos favoráveis, 1 contrário e 2 abstenções. A indicação já havia sido aprovada na última semana pela Comissão de Relações Exteriores (CRE) , após a sabatina do indicado.

O relator da MSF 5/2023 foi o senador senador Nelsinho Trad (PSD-MS).

Durante sua sabatina na CRE, o indicado disse que o Egito é o maior parceiro comercial brasileiro no continente africano e que a embaixada buscará nos próximos anos promover o aumento das exportações brasileiras, com ênfase na ampliação do valor agregado. Carvalho Neto falou também sobre temas como acordos na área de defesa, apoio a comunidades e turistas brasileiros, sequestro internacional de crianças, desenvolvimento sustentável e proteção ao meio ambiente.

Continua após a publicidade

A indicação de autoridades para ocupar postos em representações brasileiras no exterior é feita pelo presidente da República e depende da aprovação do Senado.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Currículo

Atualmente secretário de Assuntos Multilaterais Políticos do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Paulino de Carvalho Neto foi secretário de Comunicação e Cultura entre 2020 e 2021. Seu último posto no exterior foi como embaixador do Brasil em Angola, de 2016 a 2020. Ele também já ocupou postos em embaixadas e missões em Roma, na Itália; em Santiago, no Chile, e em Genebra e Berna, na Suíça. Além disso, fez parte da equipe que conduziu as negociações do governo brasileiro na Conferência do Clima das Nações Unidas (COP27) sediada em Sharm El-Sheikh, no Egito .