Senado Federal Senado Federal
Pauta do Plenário de quinta-feira tem 'Julho Amarelo' e acordos internacionais
O Plenário vota nesta quinta-feira (1º) o projeto que trata de ações do "Julho Amarelo" ( PL 3.765/2020 ). Do deputado licenciado Alexandre Padilha...
29/05/2023 16h40
Por: Correio Fonte: Agência Senado
Paulo Paim apresentou relatório favorável ao PL 3.765/2020 - Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O Plenário vota nesta quinta-feira (1º) o projeto que trata de ações do "Julho Amarelo" ( PL 3.765/2020 ). Do deputado licenciado Alexandre Padilha (PT-SP), atual ministro das Relações Institucionais, o projeto faz modificações na Lei 13.802, de 2019 , que trata da campanha voltada para ações contra as hepatites virais. Caso seja aprovado, o texto vai a sanção presidencial.

A matéria foi aprovada na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) no último dia 17, sob relatoria do senador Paulo Paim (PT-RS). Para o senador, a instituição do "Julho Amarelo" foi um importante passo para a conscientização da população brasileira. Na sua redação atual, contudo, a lei delega para um regulamento a definição das atividades e ações relacionadas à luta contra as hepatites virais.

O texto estabelece que no mês de julho ocorram ações como palestras e atividades educativas, veiculação de campanhas de mídia, realização de eventos e iluminação de prédios públicos com luzes de cor amarela. A proposta determina a realização "de atividades e de mobilizações direcionadas ao enfrentamento das hepatites virais, com foco na conscientização, na prevenção, na assistência, na proteção e na promoção dos direitos humanos".

Continua após a publicidade

Ainda pelo projeto, as atividades do "Julho Amarelo" deverão ser desenvolvidas em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), de modo integrado em toda a administração pública e com instituições da sociedade civil organizada e organismos internacionais.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Acordos

A pauta do Plenário ainda contém dois acordos internacionais. Um deles trata da transferência de pessoas condenadas entre o Brasil e a Lituânia ( PDL743/2021 ). O outro trata do protocolo sobre transferência de pessoas sujeitas a regimes especiais ( PDL160/2022 ). É um complemento ao acordo sobre transferência de pessoas condenadas entre os estados partes do Mercosul e a Bolívia e o Chile. O senador Carlos Viana (Podemos-MG) é o relator das duas matérias.