A Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta terça-feira (6) sobre a situação do povo Saharaui.
A República Árabe Saharaui Democrática (RASD) é um estado parcialmente reconhecido internacionalmente, que reivindica soberania sobre todo o território do Saara Ocidental, o antigo Saara Espanhol, colônia espanhola ocupada em 1975 pelo Reino de Marrocos.
O requerimento para realização do debate foi apresentado pela deputada Erika Kokay (PT-DF). "Não bastasse a ocupação e o roubo de suas riquezas minerais e da pesca, o povo do Saara Ocidental sofre constantes violações de direitos humanos nos territórios ocupados por parte das forças policiais do Reino do Marrocos", reforçou Kokay.
Foram convidados para o debate:
- o representante da Frente Polisario, movimento em favor da autonomia do território do Saara Ocidental, embaixador Ahamed Maulayali Hamadi;
- a ex-deputada federal e presidente da Associação de Solidariedade e pela Autodeterminação do Saara Ocidental, Maria José Maninha; e
- a representante da Coordenação Nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra, Judite Santos.
A reunião ocorre às 14h30, no plenário 13.