A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados debate nesta quarta-feira (14) "a manipulação de informações das big techs contra o PL das Fake News (PL 2630/20)". O deputado Ivan Valente (Psol-SP), que pediu o debate, afirma que, no início de abril, o Google lançou campanha publicitária contra o PL das Fake News.
"Na véspera da anunciada votação do PL 2630, as ações se intensificaram. Google, Meta, Twitter e Spotify atuaram com forte abuso de poder econômico e desinformação para influenciar a opinião pública e os parlamentares contra o referido projeto de lei", afirmou.
Ele lembra que a ferramenta de busca do Google manteve link para texto assinado pelo diretor de Relações Governamentais e Políticas Públicas do Google Brasil, Marcelo Lacerda, com o posicionamento da empresa sobre o PL, baseado em informações inconsistentes.
Foram convidados, entre outros:
- o secretário Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça, Wadih Damous;
- o diretor de Relações Governamentais e Políticas Públicas do Google Brasil, Marcelo Lacerda; e
- representantes da Meta; do Twitter; do Spotify e do Telegram.
O debate será realizado às 10 horas, no plenário 8.