Cultura Bahia
São João é na TVE e na Rádio Educadora FM
Evento será exibido para todo o país, pela TV Brasil.
21/06/2023 16h40
Por: Correio Fonte: Secom Bahia
Foto: Fabio Bouzas/Bahiatursa

A TVE e a Rádio Educadora FM vão transmitir ao vivo os shows do São João da Bahia. A cobertura dos festejos no Parque de Exposições, Pelourinho e da cidade de Amargosa acontecem de 22 a 25, a partir das 18h, e retornam na semana seguinte, de 30 de junho a 2 de julho, para celebrar o São Pedro e o Bicentenário da Independência.

A programação junina das emissoras inclui ainda outros programas. Serão mais de 200 horas de conteúdos para marcar o São João, no ano em que se comemora o Bicentenário da Independência. Este ano o homenageado será o cantor e compositor, Zelito Miranda, o ‘Rei do Forró Temperado’, falecido em 2022.

Com mais de 60 horas de transmissão ao vivo, o São João da Bahia será exibido também para o resto do país pela TV Brasil e emissoras parceiras, além de poder ser acompanhado no canal do Youtube da TVE (youtube.com/tvebahia). Entre as atrações confirmadas, nomes como Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Adelmário Coelho, Flávio José, Thiago Aquino, Mari Fernandez, Zé Neto e Cristiano, Nattan, João Gomes, entre outros, prometem animar as noites. Com o tema ‘São João de todos os povos – O mundo se encontra aqui’, Amargosa celebra a sanfona como elo entre a cultura do Brasil e a de diversos povos, dos mais variados continentes do mundo. Bandas tradicionais como Cacau com Leite e Mastruz com Leite vão esquentar as noites frias com muito forró.

Continua após a publicidade

Entre os destaques da programação dos sábados juninos, o Palco TVE exibe shows das bandas Flor Serena, Limão com Mel, Elba Ramalho e Fagner, gravados durante o São João do ano passado.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Nos intervalos, interprogramas trazem vídeos com aspectos da cultura junina na Bahia, curiosidades, brincadeiras com letras de sucessos do São João, grupos de forró da terceira idade e locais de apresentação inusitados, como o arrasta-pé no Metrô e o Forró no Trem em Alagoinhas, entre outros.

Zelito Miranda ganha homenagem na tv pública da Bahia com a exibição de shows do Acervo da TVE, na sexta-feira (23), às 17h, e no sábado (24), às 16h.

O inédito Festival de Sanfoneiros, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), vai ao ar na quarta-feira (21), às 21h30, na sexta-feira (23), às 16h, no sábado (24), às 14h, e domingo (25), às 17h. A 12ª edição do evento mostra toda a diversidade da sanfona, com apresentações divididas nas categorias nacional, categoria regional nordestina até 8 baixos, categoria regional nordestina acima de 8 baixos e categoria infanto-juvenil.

O programa ‘Meu São João na TVE’, apresentado por Raoni Oliveira, vai divertir o telespectador com direito a vila de São João, gincanas, barraca do amor e até um casamento. Tudo isso ao som da banda Estakazero, e participação do Cia da Ilha, grupo bicampeão baiano do Campeonato de Quadrilhas Juninas. ‘Meu São João na TVE’ vai ao ar na sexta-feira (23), meio-dia, sábado (24), às 12h30, e domingo (25), às 15h.

O Bem Bahia também exibe um programa especial com matérias sobre licores do Convento do Desterro, produção do figurino junino, e o encontro de sanfoneiros e das quadrilhas de Santo Antônio de Jesus. A atração vai ao ar na quinta-feira (22), às 22h, com horários alternativos, na sexta-feira (23), às 19h, e no domingo (25), às 18h30.

Neste ano, a TVE também exibe o programa Arraiá do Nordeste, com reportagens das principais cidades da região mais junina do Brasil, que foram produzidas pela TVE e por outras emissoras públicas da região. O conteúdo mostra aspectos das tradições dos festejos, que vão desde a produção artesanal do licor até a geração de emprego e renda nesse período. O programa tem exibição no sábado (24), às 12h, e domingo (25), às 16h30.

A Rádio Educadora FM vai dedicar toda a programação do período aos gêneros musicais juninos, garantindo um repertório tradicional para as festas em todos os cantos do Estado. Programas especiais farão justa homenagem aos grandes nomes do gênero, e a Sonosfera se dedicará 100% ao Forró, tanto nos dias de São João, como de São Pedro.

O ‘Especial das 6’ vem recheado de grandes forrozeiros baianos. Quinta-feira (22), o homenageado é o saudoso Zelito Miranda no especial ‘Zelito — 1 ano sem o Rei do Forró Temperado’, por Del Feliz e, na sexta-feira (23), a atração fica por conta dos 20 Anos do álbum ‘Baú Do Trio Nordestino [2003]’.

O programa ‘Memória do Rádio’, no dia 22, se dedica à música de artistas da festa junina como Marinalva e Trio Nordestino e, no dia 23, a animação fica por conta da sanfona de Luiz Gonzaga e seu parceiro musical, João Silva.

No domingo (25), às 9h, o ouvinte do ‘Sinfonia Especial Junino’ poderá acompanhar orquestras sinfônicas brasileiras homenageando grandes compositores do forró, como Dominguinhos, Sivuca e Luiz Gonzaga. Também tem o São João Sinfônico da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), com a participação de nomes como Gilberto Gil, Bule Bule e Mariana Aydar. Depois, um passeio da Orquestra Rumpilezz pelo samba chula e, ainda, o erudito e o popular com o encontro entre a rabeca e o violino, no forró.

No mesmo domingo, às 11h, o ‘Baião de Dois – Especial de São João’ apresenta a diversidade das manifestações tradicionais juninas do nordeste, como o Coco de Roda, Boi do Maranhão, Samba Junino e o Forró de Rabeca. Às 12h, o programa ‘Forró para Todos’, fará o ‘São João do Gonzagão’, em homenagem ao rei do baião. E, a partir das 20h, o estúdio da Educadora conta com a participação da Banda Sibulino, um grupo de forró de Salvador formado só por mulheres.

Dia 01, o Especial ‘Dominguinhos e amigos’ traz o grande cantor, compositor e instrumentista pernambucano ao lado de nomes como Luiz Gonzaga, Elba Ramalho, Fagner, Flávio José, entre outros.