Caio Brito é violoncelista e aluno do Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), programa social do Governo do Estado, mantido pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH). Com apenas 23 anos de idade, o jovem já está com as malas prontas para representar o Brasil no 1º Encontro Latino-Americano de Orquestras Juvenis, que acontece de 9 a 13 de julho, em Buenos Aires, Argentina. O encontro reunirá 250 músicos latino-americanos de vários países em um intercâmbio cultural para compartilhamento de experiências e técnicas musicais.
O jovem artista baiano será um dos violoncelistas da Orquestra Juvenil que fará um concerto no dia 12 de julho, em um dos mais importantes cenários musicais do país, o Teatro Argentino de La Plata. “Recebi o convite do maestro que assistiu vídeos das minhas apresentações publicados nas redes sociais. Foi um susto quando vi o e-mail, mas fiquei muito feliz e agradecido por ter sido escolhido para representar o Brasil”, contou Caio Brito. Referia-se ao maestro venezuelano do Programa y Orquestas Bonaerenes, Andreas Gonzalez. Do contato com os vídeos até o convite do regente para o evento no país vizinho, foi o tempo do envio de uma mensagem eletrônica.
Nascido em Salvador, Caio Brito iniciou a carreira na música aos 13 anos, participando do projeto ‘Estrelas Musicais’, localizado no bairro Nordeste de Amaralina, onde aprendeu a tocar violoncelo. Aos 16, foi selecionado para integrar uma das turmas de iniciação musical do Neojiba. Desde então, nunca parou. Há 9 anos, ele faz parte do quadro de alunos do programa. Atualmente, integra a principal formação orquestral do ‘Neojiba 2 de Julho’ e é estudante do bacharelado em Música pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).
“Me sinto feliz e grato. Muito realizado por ter conquistado uma oportunidade tão grande e rara que é representar essa grande nação brasileira. Com tantos músicos e musicistas tão incríveis e eu tive essa oportunidade. Estou ansioso e feliz para viver essa experiência. Espero contribuir para a cultura do nosso país e incentivar o estudo na área musical”, afirmou o estudante.
O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, desejou sorte a Caio em sua trajetória profissional e de vida, destacando a importância das ações do Neojiba para a formação de talentos e promoção do desenvolvimento social. “A participação de um aluno do Neojiba em um evento internacional, como esse da Argentina, celebra o talento da Bahia, ao mesmo tempo em que ressalta a importância do trabalho feito pelo programa, que garante formação musical, social, intelectual, além de incluir os jovens. Estamos muito felizes pelo Caio, que fará um belíssimo trabalho representando o Brasil, levando o nome da Bahia para o mundo”, afirmou Freitas.
Neojiba
O Neojiba é um programa social do Governo do Estado, mantido pela SJDH e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. O programa promove o desenvolvimento e a integração social de crianças e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletiva. Atualmente, o Neojiba atende 2.324 integrantes diretos em seus 13 núcleos em Salvador, Região Metropolitana e interior do estado e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras. A sede do Neojiba, o Parque do Queimado, é localizada no caminho das tropas vitoriosas do exército baiano em direção à Liberdade. Lá, estão importantes marcos do 2 de Julho, como o monumento à Maria Quitéria e o panteão cívico, onde ficam guardados os carros do Caboclo e da Cabocla.
Fonte: Ascom/Secretaria da Justiça e Direitos Humanos (SJDH)