Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados
Reforma tributária vai gerar crescimento econômico para o País, diz autor da proposta
Vinicius Loures/Câmara dos Deputados Baleia Rossi, autor da PEC da reforma tributária Autor do texto inicial da proposta de reforma tributária (P...
06/07/2023 20h15
Por: Correio Fonte: Agência Câmara de Notícias
Baleia Rossi, autor da PEC da reforma tributária - (Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)

Autor do texto inicial da proposta de reforma tributária (PEC 45/19), o deputado Baleia Rossi (MDB-SP) afirmou que o sistema atual é confuso, atrasado e atrapalha o crescimento do Brasil. Ele defendeu a aprovação da reforma, que está em análise no Plenário da Câmara.

"A aprovação da reforma tributária vai gerar crescimento econômico para o País. Vamos simplificar os impostos sobre o consumo porque vivemos em um caos tributário em que há alíquotas diferentes para perfume e água de colônia, para bombom ou biscoito wafer", disse.

Baleia Rossi destacou que, além da simplificação, a proposta acaba com a guerra fiscal. A isenção dos produtos da cesta básica, segundo ele, também promove justiça fiscal, já que os mais pobres pagam mais impostos proporcionalmente em relação aos mais ricos.

Continua após a publicidade

"É uma proposta sem nenhum caráter partidário ou ideológico. A reforma tributária é uma questão de Estado. É do Parlamento para o povo brasileiro", avaliou.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Mudanças
A reforma tributária propõe a criação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) para substituir o ICMS e o ISS; e da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) para substituir o PIS, o PIS-Importação, a Cofins e a Cofins-Importação.

Caberá ao Conselho Federativo a gestão do Imposto sobre Bens e Serviços. O texto também cria fundos para compensar as perdas de entes federativos, para o desenvolvimento regional e para o combate à pobreza.

Mais informações em instantes

Assista ao vivo