Educadores e gestores de creches comunitárias de Salvador se reuniram na manhã deste sábado (8), no Teatro Caetano Veloso, da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), para um diálogo sobre os 200 anos de Independência do Brasil na Bahia e práticas pedagógicas na Educação Básica. A atividade foi parte do 2° encontro do Projeto Mais Infância e contou com as presenças da primeira-dama do Estado e presidente da Voluntárias Sociais, Tatiana Velloso, e do vice-governador, Geraldo Júnior.
Os educadores assistiram ao documentário 200 anos da Independência do Brasil na Bahia, produzido pela TVE Bahia, e receberam materiais educativos para usarem nas creches comunitárias. O coordenador do Mais Infância Manoel Calazans explicou que o encontro faz parte de um processo formativo que acontece mensalmente, e que nessa edição foi importante tratar do bicentenário.
“É uma data super importante que precisa estar no currículo das nossas crianças, inclusive na Educação Infantil. É importante que as crianças, desde pequenininha, conheçam os heróis e as heroínas da Independência da Bahia. Isso forma a nossa identidade enquanto povo brasileiro e enquanto povo baiano. Então, o Mais Infância hoje reforça a importância do bicentenário para todas as estruturas do Estado e, principalmente para a educação”, disse Calazans.
Ainda no tema da Independência, o teatro da Uneb recebeu o espetáculo Dois do Sete, projeto da TV Pelourinho em parceria com a Escola Criativa Olodum, que propõe uma reflexão sobre os acontecimentos que antecederam e sucederam a proclamação e conquista da Independência do Brasil.
Na ocasião, a professora Drª Edileide Antonino e a professora Drª Daniela Radel também mediaram a palestra ‘Educar, Cuidar e Brincar’ e realizaram uma dinâmica com os educadores, que levaram ao palco a própria experiência de infância e do trabalho que realizam nas creches comunitárias. “Hoje vamos falar sobre o tripé Educar, Cuidar e Brincar, que é um tema fundamental para lidar com criança nessa primeira infância. O cuidar e o educar estão intensamente ligados. Não tem como dissociar. E o brincar entra nisso tudo. É a forma como se faz. E todos os agentes da comunidade escolar precisam estar envolvidos – isso inclui pessoal de portaria, cozinha, todos os cuidadores. Porque dentro da instituição, todos passam a ser educadores”, afirmou Edileide.
Para Helena Ferreira, coordenadora pedagógica do Centro de Educação Infantil (CEI) Joanes Leste, do Lobato, a formação é fundamental. “Muitas vezes, as nossas creches precisam de ajuda, e a gente não tem como fazer um curso de formação. Então, esse projeto das Voluntárias Sociais é muito importante, pois ajuda na formação não só do professor, mas da unidade como um todo”.
Mais infância
O projeto Mais Infância promove oficinas de capacitação para educadores da primeira infância, que atuam em creches comunitárias voltadas para crianças de 0 a 5 anos, apoiadas pelas Voluntárias Sociais da Bahia. As unidades educacionais, construídas e mantidas por associações de movimento de mulheres e lideranças comunitárias, recebem material didático, pedagógico, e apoios para reformas na estrutura dos espaços através da Voluntárias Sociais.
Repórter Milena Fahel
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