Mais de 400 estudantes da rede estadual de ensino participaram, nesta sexta-feira (14), no Instituto de Educação Gastão Guimarães, em Feira de Santana, da abertura da Etapa Interterritorial dos Jogos Escolares da Bahia (JEB), que segue até domingo (16). A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), visa trabalhar a cultura corporal nas instituições que integram a rede estadual de ensino, promovendo não só a prática do esporte como também a inclusão, cooperação, integração e o fortalecimento da cultura da paz entre a comunidade escolar. O evento contou com a apresentação da fanfarra do Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho.
A secretária da Educação do Estado, Adália Pinheiro, que participou da abertura da atividade, ressaltou a importância dos Jogos Escolares. “O esporte escolar traz consigo a importância dentro das escolas e no conjunto da rede, que é fomentar e estimular a atividade física, ou seja, o esporte como forma de bem-estar e de integração, como também a formação de estudantes, que se junta à cultura, à ciência, à arte e à atividade física, que vem junto de forma ampliada com a saúde”.
Thiago Santos, 16, 1° ano do Colégio Estadual Normal de Serrinha, que está participando dos jogos pela primeira vez, falou da experiência de competir com o basquete. “É muito bom poder competir com estudantes de outras regiões e representar o nosso colégio, nossa cidade e nosso território. Gosto muito de jogar basquete e, através dos Jogos Escolares, a gente pode se desenvolver mais no esporte”.
Para o estudante Pedro Henrique dos Santos, 14, 9° ano do Colégio Estadual Lázaro Santos Ferreira, de Feira de Santana, que também está competindo com a mesma modalidade, participar dos Jogos Escolares é estimulante. “Comecei a praticar basquete no ano passado e ter a oportunidade de vir para outro território para jogar com outros colegas é muito bom. Estou gostando muito dos jogos e pretendo vencer as competições e passar para a próxima etapa”, disse, confiante.
Nesta fase seletiva da Etapa Interterritorial, cerca de mil estudantes atletas de cinco Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) vão competir em quatro modalidades coletivas: vôlei, basquete, handebol e futsal. Além do Portal do Sertão (NTE 19), a Etapa Interterritorial envolve a participação dos núcleos de Bom Jesus da Lapa (NTE 2), Sertão do São Francisco (NTE 10), Costa do Descobrimento (NTE 27) e Vale do Jiquiriçá (NTE 9).
Os campeões da Etapa Interterritorial vão participar de uma última etapa classificatória, entre os dias 27 e 30 de julho, em Salvador, onde serão conhecidos os estudantes atletas que vão representar a Bahia nas etapas nacionais, tanto nos Jogos da Juventude, na categoria coletiva para os alunos de 15 a 17 anos, como nos Jogos Escolares Brasileiro, na categoria individual, voltados para a faixa etária entre 12 e 14 anos.
Durante agenda de atividades no município de Feira de Santana, a secretária Adélia também participou, no auditório do Hotel Acalanto, de um encontro com diretores e coordenadores pedagógicos das novas unidades escolares da rede estadual e realizou, ainda, uma visita à nova sede do Colégio Estadual de Tempo Integral de Feira de Santana, que será inaugurado pelo governador Jerônimo Rodrigues, nesta segunda-feira (17).
Fonte: Ascom/SEC