Cultura Bahia
Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, reabre as portas neste sábado (29)
O Centro de Cultura João Gilberto foi inaugurado em 1986, com o nome do compositor, cantor, violonista, músico e filho ilustre de Juazeiro, João Gi...
27/07/2023 18h51
Por: Correio Fonte: Secom Bahia
Foto: Divulgação

A comunidade artística de Juazeiro e do território Sertão do São Francisco tem motivos para celebrar. Neste sábado (29), a partir das 17h, acontece a cerimônia de reabertura do Centro de Cultura João Gilberto (CCJG), após um ano de reforma, com uma programação recheada de apresentações artísticas da região e da capital, além da presença do governador Jerônimo Rodrigues e do secretário de Cultura Bruno Monteiro. Dentre as atrações destacam-se a exposição da escultura de quase três metros do artista João Gilberto, de autoria do artista plástico juazeirense Lêdo Ivo, que ficará exposta por um ano no jardim do CCJG, apresentação da performance urbana músico-teatral “Dois de Sete” da TV Pelourinho e shows dos cantores João Sereno e Gerônimo Santana.

O Centro de Cultura João Gilberto foi inaugurado em 1986, com o nome do compositor, cantor, violonista, músico e filho ilustre de Juazeiro, João Gilberto, e passou por uma reforma e requalificação do espaço, entre os anos de 2022 e 2023, que modernizou as instalações e os equipamentos. Mas a espera foi mais longa, já que o espaço ficou fechado em 2020 e 2021 por conta da pandemia da COVID-19.

O Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBa), investiu mais de 2,2 milhões de reais, o que amplia a capacidade técnica para atender as mais diversas linguagens artísticas e demandas culturais do município e da região. A arquitetura do espaço, que tem a assinatura do arquiteto Sílvio Robatto, foi preservada.

Continua após a publicidade

“A reabertura do centro de cultura que estamos entregando totalmente requalificado tem o objetivo de atender as linguagens artísticas da região, especialmente o teatro, dança, música e manifestações populares, que sempre tiveram espaço para produção de arte no equipamento. Além disso, teremos uma sala de espetáculos e salas multiuso todas equipadas com ar condicionamento e equipamentos de som e iluminação, e um anfiteatro com acessibilidade e capacidade para 1.500 pessoas”, destaca o secretário de Cultura, Bruno Monteiro.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Ocupação cultural

A programação de reabertura do CCJG é uma verdadeira ocupação cultural e vai contar com exposição coletiva dos artistas visuais Yga Eloi, Marlus Daniel e Iehoshua, Ledô Ivo, Ruy Carvalho e Alex Moreira no foyer do CCJG; feira de economia solidária, além de visitas às salas multiuso que vão reunir intervenções artísticas, performances e contação de histórias. O público ainda vai poder conferir roda de capoeira, grafitagem, atração circense, fanfarra, apresentações teatrais como fragmentos do espetáculo “Gota D”água”, com Devilles e a performance urbana músico-teatral “Dois de Sete” da TV Pelourinho. Encerrando a programação, acontece no anfiteatro apresentações musicais de artistas como Jam no João, Galeota das Artes de Curaçá-BA, Samba de Véio do Rodeadouro e shows dos cantores João Sereno e Gerônimo Santana.

Centro de Cultura João Gilberto é um espaço administrado pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC) setor da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (SUDECULT) da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa). Localizado no Território de Identidade do Sertão do São Francisco, sendo inaugurado em 09 de novembro de 1986, como parte do projeto de construção dos centros culturais do interior da Bahia. O nome João Gilberto dado ao equipamento cultural foi uma escolha da comunidade artística de Juazeiro em comum acordo com o governo do Estado da época, em homenagem ao artista ímpar da música popular brasileira – o Papa da Bossa Nova e filho ilustre de Juazeiro-BA.

PROGRAMAÇÃO

17h, no Foyer

18h, nas Salas Multiuso

Sala 01 – Intervenção artística/projeção com Leonardo Leopoldo “Documentário Teatro Escola no Centro de Cultura João Gilbert

Sala 02 – Performances de dança com Zezinho Lecter

Sala 03 – Exposição de Will Soares “Contadores de História”

18h30, na Sala Principal

Apresentação de Vídeos institucionais

Quinteto de Metais Os Cariris

Galeota das Artes de Curaçá-BA

Apresentação de fragmentos do espetáculo “Gota D”água”, com Devilles

Pronunciamento oficial

20h, no Anfiteatro

Apresentação da performance urbana músico-teatral “Dois de Sete” da TV Pelourinho

Show de João Sereno

Show de Gerônimo Santana

Fonte: Ascom/SecultBA