Em julho, o Centro Técnico do Teatro Castro Alves (CT/TCA) lançou uma série de oficinas formativas e gratuitas que vai perdurar até o fim do ano, como uma das atividades de celebração de seus 35 anos de fundação, completados em 2023. Dedicado à pesquisa, formação, qualificação, criação, produção, sistematização e difusão de informações sobre engenharia do espetáculo, o setor promove neste mês de agosto mais duas turmas: Saraí Reis ministra a Oficina de Iniciação à Moda Africana, no dia 9 (quarta-feira), das 14h às 17h, e Luiz Santana conduz Oficina de Tingimento, no dia 22 (terça-feira), no mesmo horário. As vagas são ocupadas por ordem de inscrição, que deve ser feita no sitewww.tca.ba.gov.br.
Além de dar suporte às montagens e projetos realizados no Complexo do TCA, bem como pelos seus corpos artísticos – Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) –, o Centro Técnico fomenta o campo das artes com serviços prestados à comunidade. Artistas e profissionais da cultura encontram neste espaço uma central de conhecimentos sobre cenografia, figurino, maquiagem, som e iluminação cênica, sendo possível contar com sua expertise, infraestrutura e assessoramento no que tange às tecnologias do espetáculo, valorizando e aperfeiçoando os saberes e fazeres de quem está nos bastidores.
Oficina de Iniciação à Moda Africana – Com 12 vagas, a oficina convida os participantes a embarcarem em uma jornada enriquecedora, explorando a moda africana e suas conexões com o cotidiano, festas populares e religiões de matriz africana. Com base em suas próprias memórias e experiências, Saraí Reis compartilha como seu olhar foi moldado pela escassez de peças, e como esse fato enriquece os sentidos de sua ancestralidade. O objetivo é proporcionar um primeiro contato com a visualidade afro-brasileira, incentivando a criatividade e o pensamento crítico sobre a moda afro. Através da modelagem, moulages e customizações em peças pessoais, os participantes terão a oportunidade de expressar sua própria visão da moda africana, com respeito à sua riqueza cultural e histórica. Para isso, é necessário que os inscritos levem uma peça de roupa básica lisa e de cor neutra no dia de aula.
Com experiência na área de criação e confecção de moda há 37 anos, Saraí Reis iniciou sua carreira com a criação da marca Ifá Veste. Cursou Moda Afro na Escola Profissionalizante ACAPES em Dacar, no Senegal, e produziu o primeiro desfile de moda afro no Museu Afro, em Salvador, no ano de 1991. Foi coordenadora de costura do Teatro Vila Velha, atuando na produção de roupas para grandes espetáculos. Foi estilista convidada na comemoração dos 25 anos do Bando de Teatro Olodum. Entre variados desfiles, montagens teatrais, de dança e de música, filmes e oficinas, foi também responsável pela confecção de figurino para a banda Araketu e Orkestra Rumpilezz.
Oficina de Tingimento – Para ensinar técnicas criativas de tingimento têxtil, Luiz Santana compartilhará com 15 participantes seu vasto conhecimento sobre métodos clássicos com pigmentos sintéticos convencionais e com substâncias orgânicas não convencionais, facilmente acessíveis. O objetivo é proporcionar uma experiência enriquecedora e prática, explorando tanto os métodos tradicionais quanto as possibilidades dos materiais naturais, para expressar criatividade e produzir peças únicas e autênticas por meio do tingimento.
Com anos de experiência na área, Luiz Santana é figurinista, aderecista, maquiador, ator e drag queen. Atua em teatro, cinema e entretenimento desde o ano 2000, com uma grande lista de criações, projetos e prêmios.
OFICINAS FORMATIVAS – CENTRO TÉCNICO 35 ANOS
Onde: Centro Técnico do Teatro Castro Alves
Inscrições gratuitas em www.tca.ba.gov.br
Oficina de Iniciação à Moda Africana
Com: Saraí Reis
Quando: 9 de agosto (quarta-feira), 14h às 17h
Número de vagas: 12
Oficina de Tingimento
Com: Luiz Santana
Quando: 22 de agosto (terça-feira), 14h às 17h
Número de vagas: 15
Fonte: Ascom/TCA