A Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados discute nesta quarta-feira (23) o papel das universidades e dos institutos federais na reconstrução de um projeto nacional de combate às desigualdades. "Há quatro anos, prevendo uma conjuntura de desafios orçamentários e políticos para as universidades brasileiras especificamente, e para a ciência e tecnologia nacional, em geral, foi fundado o Observatório do Conhecimento", informa a deputada Ana Pimentel (PT-MG), que pediu a realização da audiência.
O objetivo da entidade é monitorar o orçamento destinado à produção científica, defender as instituições que a produzem e articular iniciativas propositivas.
"Após uma conjuntura de sucessivas reduções orçamentárias e questionamento
da importância dos centros científicos do País, faz-se necessário debater qual o papel das universidades e dos institutos federais", afirma Ana Pimentel.
Foram convidados para o debate, entre outros:
- a diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais da Educação Superior do Ministério da Educação, Tânia Mara Francisco;
- a presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Márcia Abrahão Moura; e
- a presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Maria Leopoldina Veras.
O requerimento para realizar o debate foi subscrito pelos deputados Soraya Santos (PL-RJ), Raimundo Santos (PSD-PA), Daiana Santos (PCdoB-RS) e Gilvan Maximo (Republicanos-DF).
A audiência será realizada no plenário 13, a partir das 9 horas.
Mín. 20° Máx. 30°