O São João de Santo Estevão conta mais uma vez esse ano com a apresentação cultural do Bumba-meu-boi, que com muita animação, promete agitar o público pelas ruas da cidade, ao som da banda Flor Serena, na Rural Elétrica.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
* 12h às 14h - Feijoada, apresentação do Boi Janeiro e distribuição de brindes;
* A partir das 14 h - saída do do Cruzeiro do Monte com o cortejo do Boi Janeiro pelas ruas da cidade até a Praça da Prefeitura, ao som da Rural Elétrica com a banda Flor Serena, tocando muito forró, marchinhas de carnaval e frevo;
O cortejo do boi Janeiro retornará da Praça da Prefeitura para o Cruzeiro do Monte ao som da Orquestra de Metais Cruzeiro do Monte, tocando marchinhas de carnaval e muito frevo.
HISTÓRIA -
As informações colhidas junto a cidadãos residentes no Município dão conta de que essa tradição teve início na década de 40.
O responsável era conhecido como sendo Barnardino leiloeiro; ele desenvolvia a apresentação da seguinte forma:
-"Subi pela rama, desci pelo galho,
levanta janeiro e balança o chocalho."
O Senhor Bernardino era o vaqueiro, com a cara toda pintada de vermelho e corda de laçar, confeccionada em couro.
A atual versão do bumba meu boi reinicia no ao de 2000 na Escola Tancredo Neves, quando o professor Francisco Anísio Costa Pinto monta uma apresentação no interior da escola, envolvendo seus alunos. Já no ano de 2005, após a criação da Vivenda do Monte (barzinho) de propriedade da família de Francisco Anísio, este retorna a manifestação promovendo uma apresentação no São João daquele ano, passando a ser requisitado para novas apresentações pela comunidade, transformando-se em evento que integra o calendário de manifestações do município, ocorrendo assim em 25 de junho envolvendo muitas pessoas que desfilam pelas ruas centrais da cidade. O recanto do boi é o bairro do Cruzeiro do Monte.
Mín. 20° Máx. 28°